IPTU 2019 SALVADOR – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

O carnê de IPTU 2019 Salvador chegou nos lares de muitos brasileiros que moram nessa região e junto com ele um monte de dúvidas sobre esse tributo sempre acaba surgindo, não é mesmo?!

Apesar de ser um dos encargos mais falados do Brasil, muita gente não faz ideia do que ele é, para que serve ou como paga-lo.

Se este também é o seu caso, então fique atento a esse post e confira todas as informações que trouxemos para você solucionar suas dúvidas a respeito do IPTU Salvador.

O que é IPTU 2019 Salvador?

IPTU 2019 SALVADOR

Todo o contribuinte que tenha um imóvel ou terreno, seja residencial ou comercial, precisa pagar o tão famoso Imposto Predial e Territorial Urbano. Ele é um dos principais meios da cidade arrecadar fundos, e traz vários benefícios para o município.

Por meio do dinheiro arrecadado com o IPTU, a sua cidade é beneficiada com ações que melhoram não só a sua infraestrutura, como também os serviços que ela oferece.

Prefeitura Salvador IPTU

O IPTU 2019 Salvador é um tributo cobrado em todas as cidades dentro do território nacional. Ele tem como principal objetivo gerar verbas para que a Gestão consiga fazer melhorarias no município.

A Prefeitura pode fazer vários investimentos com eles. Abertura de postos de saúdo, ampliação de atendimento, saneamento básico, construção de escolas e muito mais.

IPTU 2019 SALVADOR

Por conta disso, é um dever do cidadão pagá-lo em dia, e, assim, ajudar a sua cidade.

Agora, se você perdeu o seu carnê IPTU e não sabe como providenciar o pagamento desse imposto, não precisa se preocupar, pois é possível emitir a segunda via desse documento pela internet.

Leia Também:

Quer saber como fazer isso? Então confira o tópico a seguir, onde ensinamos um passo a passo simplificado para quem deseja emitir a segunda via e pagar o seu IPTU em dia.

Segunda Via IPTU Salvador

O seu carnê do IPTU Salvador não chegou? Você perdeu a guia de pagamento e o vencimento está chegando? Não se preocupe, é possível fazer a impressão da segunda via pela internet. Confira abaixo o passo a passo:

IPTU 2019 SALVADOR

  • Acesso o site www.sefaz.salvador.ba.gov.br;
  • Preencha o campo Número da Inscrição;
  • Escolha o ano de exercício;
  • Digite os caracteres de segurança;
  • Clique em consultar.

Ao seguir o passo a passo acima, você será redirecionado para uma nova janela onde poderá ter acesso a todas as guias para emissão do seu IPTU 2019 Salvador.

Como consultar o Valor do IPTU Salvador

Quer se programar consultando o valor do IPTU Salvador previamente? Saiba que isso é totalmente possível. Para tanto, basta que siga este passo a passo simplificado:

IPTU 2019 SALVADOR

  • Acesse o endereço www.sefaz.salvador.ba.gov.br/Iptu;
  • Em seguida busque e clique em “Consulta de débitos”;
  • Por fim, siga as instruções passadas na página.

Agora você pode conferir o valor das parcelas do seu IPTU 2019 Salvador, e programas o pagamento.

Pagar IPTU 2019 Salvador

IPTU 2019 SALVADOR

Para pagar o IPTU Salvador é muito fácil. Você pode ir até uma lotérica, agência bancária ou correspondentes cadastrados, com o carnê ou boletos em mãos, e efetuar o pagamento em dinheiro. Confira abaixo as instituições financeiras cadastradas:

  • Banco Bradesco;
  • Citibank;
  • BANCOOB;
  • Banco do Brasil;
  • BNB;
  • Itaú;
  • Mercantil do Brasil;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal.

Além disso, você também pode cadastrar a sua conta para que o IPTU Salvador seja debitado automaticamente. Veja como nesse link (serviço disponível apenas para os bancos, Bradesco, Banco do Brasil, CAIXA, Mercantil, Itaú, Citibank HSBC e Santander).

O vencimento de cada parcela é no dia 5 de cada mês. Um detalhe muito importante e que você não pode esquecer, é que não deve, em hipótese alguma, deixar que o seu IPTU não seja pago, ou mesmo que o pagamento seja realizado em atraso.

Leia Também:

O não pagamento desse imposto, pode acarretar sérios problemas, inclusive judiciais, para a sua vida. Além disso, o pagamento em atraso do IPTU, impede que você seja beneficiado com descontos que facilitam a quitação desse imposto.


Agora que você já sabe como consulta, emitir e pagar o IPTU 2019 Salvador, não pague o seu em atraso. Ressaltando, que o não pagamento desse tributo é considerado crime em todo o território nacional.

Logo, para evitar processos judiciais e outras dores de cabeça no futuro, programa-se e faça o pagamento em dia.

Gostou do post? Ficou com dúvidas sobre o assunto? Então deixe o seu comentário abaixo e nos diga quais são as suas dúvidas sobre o tema. Aproveite também para compartilhar esse post nas redes sociais e ajudar outras pessoas a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *