IPTU 2019 → Valor, Consulta, 2 Via, Pagamento, Isenção – CONFIRA

O IPTU foi criado com o objetivo de arrecadar renda para o Município de cara região. Pessoas que tem residência que se enquadra nos requisitos do IPTU 2019 tem como obrigação pagar o imposto.

Já estamos quase chegando no próximo ano e como você deve saber, o IPTU é um dos primeiros compromissos, mas pode ficar tranquilo (a) que vamos explicar para você todos os passos a seguir, para que você já vá se organizando desde agora.

IPTU 2019

Então, IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano e é uma taxa paga anualmente por proprietários de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais que estejam em uma área urbanizada. Entende-se por área urbanizada toda região que ofereça condições básicas para seus habitantes.

IPTU 2019

Como já foi dito acima, arrecadação de recursos para o Governo, o IPTU foi criado também como uma forma de controlar os preços das propriedades existentes em cada estado, sendo assim o crescimento das metrópoles podem ser monitorados pela Prefeitura de cada região do Brasil.

A Prefeitura é quem é responsável pela arrecadação do IPTU 2019 e o usa para despesas do município. O valor arrecadado é direcionado para obras de infraestrutura, como por exemplo, saneamento básico, educação, saúde, segurança, asfaltamento de ruas, conservação de praças, etc.

Consulta IPTU

IPTU 2019A Prefeitura do município disponibilizará no início do ano o valor do IPTU 2019. A consulta do valor exato pode ser realizada através da internet ou então pelo carnê que irá chegar na sua residência.

Para realizar a consulta IPTU 2019 é bem simples:

  • Acesse o site da Prefeitura de sua cidade;
  • Clique na seção IPTU;
  • Informe o número de inscrição do imóvel;
  • Selecione o ano;
  • Clique em Consultar.

Valor do IPTU

IPTU 2019O valor do IPTU é calculado em cima do valor venal do imóvel, isto é, o valor de venda. Esse valor não é o praticado pelo mercado e algumas vezes pode chegar até 50% do valor que seria realmente vendido. Cada município do país aplica alíquotas diferentes para o cálculo.

O valor venal de um imóvel é quanto o imóvel vale para a prefeitura e pode variar de acordo com a localização, tamanho e ano de construção. E, para saber este valor é necessário multiplicar o valor do metro quadrado pela área construída do imóvel.

2 Via IPTU

IPTU 2019Caso você não tenha recebido o carnê de pagamento do IPTU 2019, pode ir aos Postos de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, por isso vamos ensinar o passo à passo de como emitir a sua 2 via IPTU, confira:

  • Entre no site de sua região;
  • Coloque o número da inscrição;
  • Depois informe a parcela a ser impressa;
  • Digite o Exercício (AAA);
  • Por fim emita a sua segunda via.

Vale ressaltar que a prefeitura de cada cidade disponibiliza uma página para você solicitar a sua segunda via IPTU 2019.

Pagamento IPTU

Cada município tem suas próprias regras, como por exemplo, alguns dão um desconto de até 7% de pagar à vista e há a possibilidade de parcelar em até 10 vezes. Mas é muito importante estar atento(a) à data de vencimento pois senão serão cobrados juros.

IPTU Atrasado

IPTU 2019Muitas pessoas ficam anos sem pagar o imposto e isso pode acarretar a inscrição do imóvel na dívida ativa. O ideal é procurar os Postos de Atendimento de sua cidade e renegociar a dívida pois caso não seja paga existe o risco do imóvel ir para leilão.

Nos dias de hoje, é melhor pagar em dia o IPTU e muitas vezes atrasam seu pagamento até por anos. Então, no site da Prefeitura de sua cidade você poderá consultar todos os débitos e emitir as guias para pagamento e ainda calcular o valor a ser pago.

Isenção IPTU

De acordo com a Constituição Federal, alguns imóveis são isentos do pagamento do IPTU, como por exemplo:

  • imóveis da União;
  • Estados e Municípios;
  • Templo de qualquer culto;
  • Instituições de Ensino;
  • Partidos Políticos;
  • Sindicatos
  • Alguns casos de aposentados e pensionistas com mais de 60 anos, deficientes, beneficiários de programas do governo, e etc…

IPTU 2019 Dívida Ativa

Quando um munícipe  atrasa suas obrigações para com os órgãos municipais, fatalmente cai na lista de dívida ativa. Para quem não sabe, a lista de Dívida Ativa nada mais é do que um sistema de cadastro que todos os governos possuem (sendo ele municipal, estadual ou federal). Esse sistema dispõe de dados de todas as pessoas que estão com algum tipo de inadimplência com o governo.

Cada estado possui um calendário único de pagamento, com suas próprias regras e datas. As regras para efetuar o pagamento do IPTU diferem de estado para estado, uma vez que se trata de um imposto estadual. Por conta disso, as regras para realizar os pagamentos dos tributos, não são iguais em todas as unidades federativas do nosso país.

Estar em situação de inadimplência com o IPTU ou realizar o pagamento com atraso pode colaborar com algumas situações um tanto quanto complicadas. E, nesse caso, não há outro jeito: se a sua guia de pagamento está vencida e o pagamento atrasado, é preciso tirar a segunda via do IPTU.

A dívida ativa da Secretaria da Fazenda é resultado das contas em atraso dos municípes assumidos em conjunto ao sistema de tributos municipal. É considerada dívida ativa todo crédito de imposto que não foi quitado até a sua data de vencimento.

Se o contribuinte estiver com o IPTU em atraso e gostaria regularizar a sua situação o mais breve possível, poderá realizar o pagamento de maneira fácil, utilizando a internet. Não há necessidade de esperar a notificação impressa chegar em casa para ficar em dia com o município. Acessando o portal do município da sua cidade, você consegue quitar sua dívida e ainda pode escolher entre as opção de pagar à vista ou parcelar.

A comprovação de quitação de impostos, exigida por lei, será feita unicamente por certidão negativa, emitida pelo órgão competente.


Qualquer dúvida que você tenha, acesse o site da Prefeitura de sua cidade ou dirija-se a um dos Postos de Atendimento. Assim você poderá já ter uma noção de quanto pagará pelo IPTU 2019 e já pode ir organizando seu orçamento para encaixar a prestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *