IPTU 2019 UBERABA – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Se você ainda não pagou o IPTU 2019 Uberaba, está na hora de regularizar a situação. Todos os contribuintes que possuem imóveis ou terrenos, sejam eles residenciais ou comerciais, precisam pagar esse tributo em dia e contribuir para o desenvolvimento do seu município.

Nesse ano, a Secretaria de Finanças não realizou o envio de carnês pelos Correios. Para ter acesso ao documento, os cidadãos podem pagar online, emitir pelo site da Prefeitura ou solicitar a impressão em um dos postos de atendimento.

Quer saber mais sobre para que serve, como emitir a 2 via prefeitura ou como providenciar o pagamento do IPTU Uberaba? Então continue lendo esse post e confira!

O que é IPTU 2019 Uberaba?

IPTU 2019 UBERABA

O Imposto predial e territorial urbano- IPTU – é um tributo obrigatório em todo o país. Por meio dele que as prefeituras conseguem arrecadas recursos para os cofres públicos.

Todos os valores arrecadados são destinados exclusivamente para melhorias na cidade. Parte deles, por lei, é destinado para as áreas de educação e saúde.

Contudo, o restante pode ser aplicado em diferentes ações. Tais como:

  • Iluminação;
  • Pavimentação;
  • Construção de escolas;
  • Manutenção de serviços;
  • Etc.

Prefeitura Uberaba IPTU

Segundo a gestão, essa medida visa trazer mais economia para o município. A administração estima que cerca de R$ 500 mil sejam economizados. Isso sem contar no impacto positivo no meio ambiente.

IPTU 2019 UBERABA

Leia Também:

Outra diferença em relação ao IPTU Uberaba deste ano, é que os valores sofreram um reajuste de 1,95%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ele utiliza como base a inflação acumulada dos 12 últimos meses.

Segunda Via IPTU Uberaba

Conforme determinação da prefeitura os carnês do IPTU 2019 Uberaba não serão entregues via Correios. Os contribuintes poderão realizar o pagamento online, ou emitir as guias através da internet. Confira abaixo o passo a passo.

IPTU 2019 UBERABA

  • Primeiramente acesse servico.uberaba.mg.gov.br;
  • Feito isso, preencha o campo “identificação do imóvel”;
  • Por fim, clique no comando Enviar.

Seguindo corretamente os passos descritos acima, uma nova janela irá se abrir onde será possível realizar a impressão das guias. Além disso, se preferir, também é possível salvar os documentos em PDF e realizar o pagamento online, com o código de barras.

Como consultar o Valor do IPTU Uberaba

Se você quer se organizar financeiramente, uma boa dica é consultar os valores do IPTU Uberaba. Dessa maneira, será possível agendar o pagamento de cada parcela. Veja como realizar essa consulta pela internet.

O procedimento é o mesmo feito para quem deseja emitir a segunda via do imposto. Portanto, basta voltar ao tópico acima e seguir novamente o passo a passo elaborado.

Leia Também:

Você será redirecionado para uma nova janela onde poderá conferir todas as informações do IPTU 2019 Uberaba, desde os valores das parcelas até as datas de vencimento.

Se após emitir a segunda via, você ficou meio perdido, sem saber onde e nem como pagar o seu imposto predial, não se preocupe. Esta é mais uma dúvida que você poderá resolver aqui nesse artigo.

Alíquotas

Estabelecer as alíquotas do IPTU é uma obrigação, não só da prefeitura de Uberaba, como também de todos estados e municípios brasileiros. Para calcular as taxas, são considerados os seguintes fatores:

  • Tipo do imóvel;
  • Áreas (Terrenos / Edificação);
  • Características do terreno e da edificação;
  • Fatores de correção do terreno, da edificação e da área;
  • Localização;
  • Categoria.

Logo, o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano varia de estado para estado e cabe ao contribuinte ficar atento à data de pagamento de seu imposto. E para aqueles que desejam se informar ainda mais a respeito das tabelas de valores utilizadas no cálculo do IPTU Uberaba, abaixo disponibilizaremos o endereço do site da Prefeitura do Município. Confira:

  • http://servico.uberaba.mg.gov.br/tributos/calculo_imposto.htm

Pagar IPTU 2019 Uberaba

IPTU 2019 UBERABA

Com a guia em mãos, basta ir até a casa lotérica mais próxima e quitar o tributo. Também é possível pagar o documento em agências bancárias das seguintes instituições financeiras:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Banco Itaú;
  • Caixa Econômica Federa.

Se preferir, você também pode fazer o pagamento online, através do internet banking. Além do débito automático também é possível agendas as parcelas a vencer.

IPTU Uberaba Dívida Ativa

A Dívida Ativa nada mais é o montante de créditos que líquidos e certos que deixaram ser pagos por pessoas físicas ou jurídicas perante ao fisco, ponde ser federal, estadual ou municipal. Todo o saldo negativo devido é registrado na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional de qualquer cidade ou município, neste caso, a de Uberaba.

Esta Dívida envolve créditos tributários e não tributários resultantes do não pagamento dos impostos definidos pelo governo, além das multas e juros. Logo, se você não paga o IPTU Uberaba dentro do prazo estabelecido, estará sujeito a ter o nome sujo.

IPTU 2019 UBERABA

Esta inscrito na Dívida Ativa é uma situação nada agradável para o contribuinte, pois o cidadão acaba gerando uma certidão negativa de débitos alegando que o mesmo está inadimplente e sujeito à sofrer as penalidades previstas lei. Mas não precisa ficar tão preocupado! Ainda é possível reverter esta situação. Entenda como.

Será preciso que o cidadão reúna as documentações solicitadas e dirija-se até o cartório mais próximo com o valor em mãos. Mas graças à tecnologia, hoje é possível emitir a via de pagamento através da internet, no próprio site da Prefeitura Municipal de Uberaba. Segue o endereço:

  • http://servico.uberaba.mg.gov.br/tributos/busca_imovel_divida.html

Manter o Imposto predial e territorial urbano em dia é essencial. O não pagamento desse tributo é considerado crime de sonegação. Ou seja, você poderá sofrer uma série de processos judiciais, e, até mesmo, perder o bem.

Por conta disso, sempre mantenha o tributo em dia. Caso você esteja devendo anos anteriores, basta ir até a Prefeitura e solicitar a negociação da dívida.

Em caso de dúvidas sobre o IPTU Uberaba, você pode se basear através dos dados abaixo:

  • Endereço: Av. Dom Luiz Maria Santana, número 141;
  • Telefone: (34) 3318-2000 ou (34) 99789-600;
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 12h as 18h.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU Uberaba? Deixe o seu comentário abaixo com dúvidas e/ou sugestões. Aproveite também para postar esse artigo nas redes sociais e ajudar outros contribuintes a solucionar suas dúvidas sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *