IPTU 2019 TERESINA – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Os carnês do IPTU 2019 Teresina já estão disponíveis para os contribuintes que possuem algum imóvel ou terreno, seja ela residencial ou comercial. Quem deseja pagar a cota única ainda tem tempo. O vencimento é dia 16 de abril, e o cidadão terá 7% de desconto.

Quem preferir, também pode fazer o parcelamento do tributo em até 6 vezes. Este ano, cerca de 98 mil imóveis, valor de venda de até R$ 46.323,00, serão isentos do pagamento desse imposto. Além disso, outros grupos também irão receber a isenção no município de Teresina. Entre eles estão:

  • Portadores de HIV;
  • Portadores de câncer;
  • Servidores efetivos da Câmara de Vereadores, entre outros.

Quer saber mais sobre o IPTU Teresina? Então continue lendo esse artigo e descubra para que serve este imposto, como emitir a segunda via, como consultar valores e também como fazer para pagar o seu imposto predial.

Confira!

O que é IPTU 2019 Teresina?

IPTU 2019 TERESINA

O Imposto Predial Territorial Urbano é um tributo obrigatório, cobrado a todos que possuem propriedade em área urbana.

O seu pagamento é anual e manter o IPTU em dia e muito importante. É por meio dele que a gestão municipal consegue arrecadar fundos para os cofres públicos.

O não pagamento desse encargo é considerado crime fiscal. Ou seja, você poderá sofrer uma série de processos judiciais, ser preza, e até mesmo perder o bem. Vale a pena se programar com antecedência para fazer a quitação da dívida.

Prefeitura Teresina IPTU

Todos os valores angariados, obrigatoriamente, são aplicados em melhorias na cidade, estas que são aplicadas pela prefeitura. De modo geral, parte dessa verba é destinada para as áreas de saúde e educação.

IPTU 2019 TERESINA

Contudo, também é possível investir em outras ações, tais como:

  • Ampliação de atendimentos;
  • Pavimentação;
  • Iluminação;
  • Saneamento básico;
  • Entre outros.

Por conta disso, é muito importante sempre manter esse tributo em dia. Além de garantir a sua regularidade perante a gestão público, você também estará ajudando a sua cidade a crescer.

Segunda Via IPTU Teresina

Se você ainda não recebeu o seu carnê de IPTU 2019 Teresina, ou, acabou perdendo este documento, não é preciso se desesperar. Isso porque, os contribuintes podem fazer a impressão da segunda via pela internet. Confira abaixo o passo a passo e aprenda como emitir a segunda via do seu imposto.

IPTU 2019 TERESINA

su_list icon=”icon: share” icon_color=”#00649F”]

  • Primeiramente, acesse ppi.teresina.pi.gov.br;
  • Depois, clique na aba Cidadão e selecione a opção IPTU;
  • Preencha o campo de Inscrição do Imóvel;
  • Feito isso, digite o código de verificação;
  • Por fim, clique em Consultar.
[/su_list]

Seguindo os passos descritos acima, você será redirecionado para uma nova janela, onde terá acesso tanto a guia de Cota Única, quanto as de parcelamento do IPTU Teresina. Basta imprimir, ou, salvar em PDF.

Como consultar o Valor do IPTU Sorocaba

Uma dica muito importante para acabar não atrasando o pagamento desse tributo é ficar de olho não só nas datas de vencimento, como, também, no valor a ser pago.

Você sabe qual é o valor do seu IPTU Teresina este ano? Se não, então confira o passo a passo que elaboramos no tópico anterior, pois o procedimento é basicamente o mesmo.

Leia Também:

Após realizar os passos ensinados, uma janela será aberta. Nela, será possível conferir toda as informações sobre o IPTU Teresina. Assim ficará mais fácil para você se programar e não deixar nenhuma parcela atrasar.

Pagar IPTU 2019 Teresina

IPTU 2019 TERESINA

Uma vez que você esteja com os documentos em mãos, basta ir até a casa lotérica mais próxima, e quitar o seu IPTU 2019 Teresina. Além disso, também é possível realizar o pagamento em uma das agências bancárias credenciadas da região.

Se preferir, você também pode pagar via internet banking. Basta fazer o agendamento pela conta que você possui e pronto, sem mais dores de cabeça. Assim, você terá total segurança e evitará atrasos no pagamento das parcelas.

Lembrando que, para quem for realizar o pagamento do IPTU em Cota Única e dentro do prazo, contará com um desconto super especial, dado justamente para fazer com que o pagamento desse imposto não pese tanto no bolso do contribuinte.


Ficou com alguma dúvida em relação ao IPTU Teresina? Basta acompanhar os dados relacionados à Prefeitura do estado logo a seguir:

  • Endereço: Praça Marechal Deodoro da Fonseca, número 860, no Palácio da Cidade;
  • Telefones: 86 3215-7512 ou 86.3215-7512;
  • Email: redacao.semcom@teresina.pi.gov.br.

Gostou do post? Então deixe o seu comentário abaixo ou compartilhe esse artigo nas redes sociais e ajude a esclarecer dúvidas de outros contribuintes sobre o IPTU 2019 Teresina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *