IPTU 2019 SP – CONSULTA, SEGUNDA VIA – (PREFEITURA SP)

O ano mal começou e junto com ele as responsabilidades financeiras começam a aparecer. Para quem mora em São Paulo, a primeira delas e também uma das que causam muitas dúvidas é o IPTU 2019 SP.

Esta é uma das obrigações financeiras que as pessoas com propriedades em zonas urbanas de São Paulo precisam pagar anualmente. Se você se encaixa nesse perfil e deseja saber mais sobre o assunto, então continue lendo esse artigo e descubra:

  • O que é o IPTU 2019 SP;
  • Para que ele serve;
  • Como fazer a emissão da segunda via;
  • Como fazer a consulta;
  • Como realizar o pagamento.

Confira!

O que é IPTU 2019 SP?

IPTU 2019 SPO IPTU SP, nada mais é do que uma obrigação financeira de toda pessoa, seja ela pessoa física ou jurídica, que possui propriedade em zonas urbanas na cidade de São Paulo.

O não pagamento deste imposto pode acarretar alguns problemas para o proprietário, como multas ou até perda do imóvel, que irá a leilão em caso de recorrência da dívida.

Por isso, ficar atento a todos os detalhes que serão mostrados nesse post sobre o IPTU é essencial para garantir que o seu bem não corra o risco de ir a leilão e que você fique em dívida com o município.

Prefeitura SP IPTU

O IPTU 2019 SP, é emitido pela prefeitura de São Paulo e, portanto, deve ser pago a mesma. Você já deve ter se perguntado por muitas vezes, para que serve o dinheiro destinado a esse imposto, certo?!

IPTU 2019 SP

Pois bem, saiba que todo o dinheiro proveniente do IPTU São Paulo fica retido nos cofres públicos e é destinado basicamente para a promoção de melhorias na infraestrutura do Estado.

Leia também:

Além disso, esse dinheiro também serve para garantir a realização de obras no município e o pagamento dos funcionários públicos. Por isso, manter o pagamento desse IPTU em dia, é muito importante, pois é através dele que o município consegue crescer e melhorar com o tempo.

Segunda Via IPTU SP

Geralmente, o IPTU SP 2019 é cobrado através de boleto, que é emitido e enviado ao endereço do proprietário responsável pelo imóvel, no qual é gerado o imposto.

Mas se você perdeu o boleto, sabia que é possível imprimir a segunda via IPTU SP 2019. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

IPTU 2019 SP


Passo 01. Acesse o site da Prefeitura IPTU SP www.prefeitura.sp.gov.br;


Passo 02. Selecione a opção de emitir segunda vida do boleto IPTU;


Passo 03. Nesse momento, você precisa estar com o número do contribuinte em mãos, que está impresso nas guias de recolhimento do IPTU 2019. Ele possui 10 dígitos e um verificador, totalizando 11 números;


Passo 04. Preencha os dados corretamente, informando o número do contribuinte, bem como o ano que deseja imprimir e a parcela a ser impressa;


Passo 05. Feito isso, basta clicar em “Gerar 2ª Via” para o sistema processar a sua solicitação e o boleto para pagamento ser impresso.


A ferramenta utilizada para emitir a 2ª via IPTU SP está disponível de segunda a sábado (exceto feriados), das 6h às 23h45. Sua emissão é realizada de forma gratuita e pode ser feita de qualquer computador, sem burocracia.

Consulta IPTU SP 2019

Se você não deseja ser surpreendido quando o valor do IPTU SP chegar na sua casa, uma boa dica é ficar sabendo do valor desse imposto com antecedência. De que forma?

Muito simples! O valor desse imposto é calculado com base no tamanho do terreno da propriedade que o contribuinte possui. Para realizar a consulta IPVA SP, basta:

IPTU 2019 SP

  • Acessar www3.prefeitura.sp.gov.br/editeg/forms/frm_principal.aspx;
  • Insira o número de cadastro do imóvel;
  • Digite o código de segurança apresentado na tela;
  • Clique em Consultar.

Alíquota

A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel. A apuração deste valor é realizada a partir dos dados do imóvel constantes do cadastro da Secretaria da Fazenda (área do terreno, área construída, idade da construção etc.). Uma vez apurado o valor venal do imóvel, o cálculo do IPTU a pagar é realizado pela aplicação das alíquotas.

A Alíquota é um percentual definido em lei, que aplicado sobre a base de cálculo, no caso o valor venal, chega-se ao valor do imposto.

No caso do IPTU SP, para imóveis classificados como residência, o imposto é calculado a uma taxa, em média, de 1% (com acréscimos e descontos variáveis a depender do valor venal). Já para os demais e terrenos, a alíquota fica em torno de 1,5%. Vale lembrar que foram criadas travas de aumento de 10% anuais para imóveis do primeiro caso e 15% para os do segundo.

Pagar IPTU 2019 SP

IPTU 2019 SPBasicamente, você pode pagar o IPTU SP de duas maneiras: à vista e parcelado. O pagamento à vista, lhe confere alguns descontos que reduzem consideravelmente o valor do imposto.

Mas vale lembrar que esses descontos somente serão validos para pagamento à vista que ocorrer antes do vencimento do boleto. Caso o vencimento do boleto caia em um dia não útil, como domingos e feriados por exemplo, o pagamento poderá ser realizado no primeiro dia útil, sem acréscimo de juros.

Leia também:

Já o pagamento parcelado pode ser realizado em 10 vezes, com valores fixos iguais e sem juros. Para garantir o pagamento do IPTU 2019 SP, você pode escolher uma das seguintes opções abaixo:


Pagamento por código de barra: O boleto bancário é enviado pela prefeitura para a residência do contribuinte ou então pode ser emitido diretamente pela internet;


Pagamento em Caixas Eletrônicos: O pagamento é efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento;


Pagamento Online: Esta é uma forma de pagamento onde não é necessário o uso de boleto bancário. Basta apresentar o número de cadastro do imóvel, para garantir o pagamento do seu IPTU São Paulo;


Débito Automático: Esta opção é válida para o contribuinte que cadastrou essa opção em sua conta bancária.

IPTU SP Dívida Ativa

Muitas pessoas ficam sem pagar o IPTU e isso pode acarretar a inscrição do débito na dívida ativa. O ideal é procurar os postos de atendimento de sua cidade e renegociar a dívida, pois caso o IPTU não seja pago, existe o risco do imóvel ir para leilão.

Os débitos podem ser regularizados de forma parcelada ou à vista. No caso do contribuinte optar em fazer o pagamento integral, receberá a vantagem de um desconto.

IPTU 2019 SP

Para verificar se você possui débitos inscritos na Dívida Ativa e também ter acesso às guias de pagamento, basta efetuar a consulta no site da Prefeitura de São Paulo. Acesse: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/dividaativaweb/ .


Portanto, agora que já sabe tudo sobre o IPTU SP, não tem o porquê de deixar atrasar ou mesmo não garantir o pagamento desse imposto de maneira prática e eficiente, não é mesmo?!

Deixe o seu comentário abaixo ou compartilhe esse post para que outras pessoas também saibam o que é, para que serve e como pagar o seu IPTU 2019 SP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *