IPTU 2019 SÃO LUÍS – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Todos os anos os contribuintes que possuem imóvel ou terreno precisam pagar o IPTU 2019 São Luís. Esse tributo é essencial para a cidade, e o não pagamento dele é considerado crime de sonegação, por isso, mantenha a sua situação em dia.


Quer saber mais sobre o imposto? Então continue lendo esse artigo e descubra:

  • O que é IPTU São Luís;
  • Para que serve;
  • Como fazer a emissão da 2 via prefeitura;
  • Como consultar o Valor do IPTU São Luís;
  • Como pagar o IPTU São Luís.

Confira!

O que é IPTU 2019 São Luís?

IPTU 2019 SÃO LUÍS

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um encargo determinado por lei. Todas as cidades do Brasil precisam fazer o recolhimento dele, sendo que em algumas a isenção é possível por conta de fatores regiões.

Leia Também:

O pagamento do IPTU 2019 é obrigatório a todos que apresentam imóveis, seja pessoa física ou jurídica, em área urbana. Ele pode ser pago em Cota única, que confere descontos para o contribuinte, ou então pode ser parcelado, sendo que nesse último caso, o contribuinte não terá direito ao desconto.

Prefeitura São Luís IPTU

O IPTU São Luís é de extrema importância para o crescimento da cidade. Isso porque, é por meio dele que a administração local arrecada fundos para manter os cofres públicos no verde.

IPTU 2019 SÃO LUÍS

Por ser um tributo municipal, todos os valores são convertidos em ações para a região. A gestão pode investir em diversas áreas e iniciativas, tais como: construção de hospitais, ampliação de escolas, manutenção de parques, pavimentação de ruas, saneamento básico e etc.

Segunda Via IPTU São Luís

Muitas vezes, o IPTU 2019 São Luís acaba não recebendo o carnê em casa, por conta dos Correios ou endereço incorreto. Mas, não é preciso se preocupar, pois você pode fazer a emissão da segunda via do boleto pela internet.

Confira o passo a passo abaixo e veja como fazer para emitir a segunda via desse imposto:

IPTU 2019 SÃO LUÍS

  • Primeiramente, acesse o site stm.semfaz.saoluis.ma.gov.br;
  • Selecione uma das opções de Inscrição Imobiliária;
  • Depois, digite o código de segurança;
  • E por fim, clique em consultar débitos do IPTU.

Seguindo corretamente todos os passos descritos acima, você será redirecionado para uma nova janela onde terá acesso a todas as guias de pagamento. Basta salvá-las em PDF e depois imprimir.

Caso já tenha emitido a segunda via e, por algum motivo, necessite realizar uma nova emissão, não tem problema. Seguindo os passos acima, você poderá emitir as guias de pagamento quantas vezes quiser.

Neste caso, o que vai mudar é o valor de pagamento, que pode vir com ou sem o desconto, a depender da forma de pagamento selecionada e também do prazo em que esse imposto será pago.

Como consultar o Valor do IPTU São Luís

Para evitar ficar com a situação irregular, é essencial se organizar para o pagamento do IPTU São Luís. E graças a internet, hoje podemos resolver nossas pendências sem sair de casa, o que não seria diferente com o seu Imposto Predial e Territorial Urbano.

Para realizar a consulta do valor IPTU é muito simples, basta voltar ao tópico acima e seguir todos os passos ensinados no guia-explicativo. Tudo muito simples e facilitado para que os contribuintes não encontrem nenhum tipo de problema ao realizar o procedimento.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Pagar IPTU 2019 São Luís

IPTU 2019 SÃO LUÍS

Agora que você tem a guia em mãos, basta ir até uma casa lotérica mais próxima e quitar o boleto. Também é possível pagar o documento em agências e correspondentes bancários das instituições financeiras da região.

Se você tiver internet banking, também é possível agendar o pagamento do IPTU 2019 São Luís, evitando atrasos. Fácil, simples e prático.


Todos os contribuintes precisam manter o Imposto Predial e Territorial Urbano em dia. Mais do que uma forma de evitar dores de cabeça no futuro, o pagamento correto ajuda a cidade a se manter sempre em crescimento, dando uma qualidade de vida melhor para os moradores.

Leia Também:

Caso você tenha alguma dúvida em relação ao IPTU São Luís, basta acompanhar os dados da Secretaria Municipal da Fazenda da cidade logo abaixo:

  • Endereço: Av. Guaxenduba, número 1.455, Bairro de Fátima;
  • Telefone: (98) 3212.8113;
  • E-mail: info@semfaz.saoluis.ma.gov.br.

IPTU São Luís Dívida Ativa

Para quem está em situação de inadimplência e quer se regularizar o mais rápido possível, a Prefeitura de São Luis lançou o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal, instituído pela Lei Municipal n° 6.197, de 14 de fevereiro de 2017. O Programa de recuperação de crédito tem como objetivo recuperar e regularizar os ativos municipais, como o IPTU, por exemplo, com descontos de até 100% nos juros e multas e facilidade no parcelamento das dívidas.

O programa já lançado, tem  a necessidade de viabilizar instrumentos administrativos eficientes para a diminuição significativa da dívida ativa, levando em conta que a execução fiscal representa  uma grande despesa ao município. A arrecadação municipal recebida será transformada em várias ações benéficas  nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e melhorias para o município.

Com esse programa, o contribuinte tem a facilidade no parcelamento de seus débitos e e flexibilidade em realizar o pagamento em vários pontos de atendimento distribuídos em São Luís.

Os Postos de Atendimento em São Luis são:

  • Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) – Avenida Kennedy – De segunda a quinta-feira das 8h30 às 16h e sexta-feira, das 8h30 às 14h.
  • Procuradoria Fiscal – Rua dos Afogados, nº 107, Centro – Aos cidadãos que tiverem débitos já inscritos em dívida ativa, atendimento exclusivo na Procuradoria – De segunda à quinta-feira, das 8h30 às 16h e às sextas-feiras, das 8h30 às 14h.

Caso você se enquadre na lista de contribuintes que precisa comprovar a sua regularidade com o município, mas não sabe por onde começar, não se preocupe, o próprio site da prefeitura disponibiliza a certidão negativa, tanto para pessoa física quanto para PJ (pessoa jurídica). Essa certidão é um documento que disponibiliza todas as informações necessárias para a comprovação da inexistência de débitos em determinado período.

Caso você tenha dúvidas ou reclamações para o município, você pode entrar em contato pelos telefones 3212-8113 e 3212-8130 ou na Central de Atendimento do IPTU, que funciona no 1º andar do prédio anexo da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), localizado na Avenida Kennedy, 1455 – Bairro de Fátima, das 8h30 às 16h.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU São Luís? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas. Aproveite também para publicar este artigo nas redes sociais e ajudar outros contribuintes a solucionar suas dúvidas em relação a esse imposto.

Até a próxima!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPTU 2019 SÃO LUÍS – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *