IPTU 2019 Ribeirão Preto – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Os carnês do IPTU 2019 Ribeirão Preto já foram distribuídos para as casas dos contribuintes. Nesse ano, os munícipes terão a possibilidade de fazer o parcelamento do tributo em até 12 vezes, o que facilitará bastante a vida do cidadão.

Segundo a Prefeitura Municipal, a previsão de arrecadação é de aproximadamente R$ 396 milhões. Cerca de 30 mil exemplares foram entregues em toda a cidade.

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um encargo obrigatório em todo o território nacional. Ele é pago por todas as pessoas que possuem um imóvel ou terreno, seja ele residencial ou comercial. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo esse artigo até o final e descubra:

  • Para que serve o IPTU Ribeirão Preto;
  • Como fazer a emissão segunda via desse imposto;
  • Como consultar o valor;
  • Como pagar;
  • E muito mais!

Confira!

O que é IPTU 2019 Ribeirão Preto?

IPTU 2019 RIBEIRÃO PRETO

O IPTU Ribeirão Preto é de extrema importância para o município. Isso porque, é por meio desse imposto, que a administração consegue arrecadar recursos para manter os cofres públicos sempre no positivo.

Todos os valores arrecadados por meio dessa tributação são destinados exclusivamente para a realização de melhorias na cidade. Por lei, parte deles precisam ir obrigatoriamente para as áreas de educação e saúde.

Contudo, a gestão também pode realizar outras ações, tais como:

  • Pavimentação de ruas;
  • Instalação de saneamento básico;
  • Manutenção de iluminação pública;
  • Etc.

Prefeitura Ribeirão Preto IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano é uma obrigação dos contribuintes que possuem imóvel ou terreno. O não pagamento desse imposto pode se enquadrar no crime de sonegação, que pode gerar uma série de processos judiciais, estes que serão aplicados pela Prefeitura de Ribeirão Preto.

IPTU 2019 RIBEIRÃO PRETO

Leia Também:

Por isso, manter o seu IPTU 2019 em dia é fundamental para garantir que a sua cidade cresça e se desenvolva bem, para oferecer uma melhor condição de vida, não só para você, como também para os seus filhos e netos.

Segunda Via IPTU Ribeirão Preto

Se você não recebeu o seu carnê do IPTU 2019 Ribeirão Preto, ou, acabou perdendo o documento, não precisa se preocupar. Visando dar mais praticidade aos munícipes, a Prefeitura Municipal disponibiliza a emissão da segunda via do documento, através da internet.

Confira abaixo o passo a passo de como realizar esse procedimento:

IPTU 2019 RIBEIRÃO PRETO

Seguindo os passos descrito acima sem pular nenhuma etapa, você será redirecionado para uma nova página. Nela, é possível visualizar os boletos para pagamento. Basta salvar em PDF e imprimi-los para providenciar o seu pagamento o quanto antes.

Como consultar o Valor do IPTU Ribeirão Preto

Para manter o seu IPTU Ribeirão Preto sempre em dia, é essencial saber o valor do tributo com antecedência. Dessa forma, é possível se organizar financeiramente e evitar o atraso de parcelas.

Para realizar essa consulta, basta seguir os passos abaixo:

IPTU 2019 RIBEIRÃO PRETO

  • Primeiramente, acesse o site da Prefeitura;
  • Depois, clique na opção Valor Lançado, localizada no menu E-Guias IPTU;
  • Informe o número do cadastro do seu imóvel/terreno;
  • Por fim, clique no comando Confirmar.

Após seguir corretamente os passos acima, uma nova janela se abrirá. Nela, será possível verificar o valor total do IPTU Ribeirão Preto, bem como das parcelas.

Procure pagar o seu IPTU em dia, para garantir bons descontos e assim tornar o valor desse imposto muito mais acessível para o seu bolso.

Alíquotas

A prefeitura de cada estado ou cidade fica responsável por estabelecer a taxa de seus respectivos Imposto Predial e Territorial Urbano. Este valor é estabelecido de acordo com o valor venal do imóvel (base de cálculo) multiplicado pela alíquota aplicada, nos termos da legislação vigente.

Com isto, assim como no IPTU Ribeirão Preto, os valores variam, seja de estado para estado ou de município para município. Cabe ao contribuinte ficar atento à data de pagamento, evitando assim os riscos de ter o nome inscrito na dívida ativa.

Para quem deseja entender melhor como funciona este imposto no Ribeirão Preto, abaixo disponibilizaremos um endereço eletrônico que será de grande ajuda. Ao acessá-lo, você será redirecionado para o site da prefeitura da cidade e poderá esclarecer todas as suas dúvidas.

  • https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/sfazenda/iptu/i30iptu-perguntas.php

Pagar IPTU 2019 Ribeirão Preto

IPTU 2019 RIBEIRÃO PRETO

Uma vez que você tenha o IPTU 2019 Ribeirão Preto em mãos, basta ir até uma lotérica para quitar imposto. Além disso, também é possível efetuar o pagamento do tributo em agências e correspondentes bancários da sua região.

Se preferir, você também pode pagar via Internet Banking, podendo, inclusive, agendar o pagamento das parcelas.

Leia Também:

Para isso, é essencial ficar atento a data de vencimento dos boletos. As parcelas precisam ser pagas até o dia 15 de cada mês, então, se programe e não deixe o seu imposto atrasar.

IPTU Ribeirão Preto Dívida Ativa

O cidadão que não realizar o pagamento do IPTU Ribeirão Preto dentro do prazo estabelecido poderá ter o nome inscrito na Dívida Ativa. Mas afinal, do que se trata esta dívida ? E como resolver esta situação? Neste tópico você descobrirá todas estas informações. Acompanhe!

A Dívida Ativa é conjunto de créditos líquidos e certos acumulados que não foram pagos pelos contribuintes perante ao fisco. Com isto, todo o dinheiro que não foi arrecadado para os cofres do governo é registrado na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional de qualquer estado ou município, o que inclui situações relacionadas ao IPTU Ribeirão Preto.

O cidadão que não contribuiu e que está com o nome sujo, além de gerar uma certidão positiva de débitos alegando que o mesmo está inadimplente, ainda fica sujeito à aplicação de penalidades previstas por lei.

Mas não isto ainda não é motivo para se desesperar! É possível resolver esta situação de maneira legal. Veja como:

IPTU 2019 RIBEIRÃO PRETO

  • https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/sfazenda/div-ativa/i30ind-div-ativa.php

O primeiro passo a ser dado após ser notificado a respeito da dívida ativa, é se dirigir até um cartório mais próximo para quitar o valor total devido. Mas para quem prefere mais comodidade, é possível acessar o site da prefeitura de Ribeirão Preto e realizar todo o processo de maneira prática. Na plataforma você pode consultar as seguintes opções:

  • Informação de Débitos e Emissão de Recibos;
  • Parcelamento de Débitos;
  • Parcelamento de ISS Espontâneo.

Se você tem alguma dúvida em relação ao IPTU Ribeirão Preto, basta entrar em contato com a Central da Prefeitura do estado, através dos seguintes dados

  • Telefone: (16) 4042-1960;
  • Endereço: Rua Lafaiete, nº 1000, no centro da cidade;
  • Horário de Funcionamento: 9h as 16h.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU 2019 Ribeirão Preto? Deixe o seu comentário abaixo com dúvidas e/ou sugestões. Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais e ajudar outros contribuintes que também apresentam dúvidas sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *