IPTU 2019 NITERÓI – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Niterói, o Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU 2019 Niteroi, é de pagamento obrigatório por parte dos cidadãos ou empresas que possuam algum imóvel, seja, casa, apartamento ou terreno, em território urbano, na cidade de Niteroi.

Esse encargo é extremamente importa para a prefeitura, por agregar em grande parte o orçamento para manutenção do município. Abaixo podemos conferir os principais pontos e esclarecimentos a respeito do IPTU Niterói!

  • O que é o IPTU 2019 Niterói;
  • Para que ele serve;
  • Como fazer a emissão da segunda via;
  • Como fazer a consulta;
  • Como realizar o pagamento.

Confira!

O que é IPTU 2019 Niterói?IPTU 2019 NITERÓI

A manutenção, administração e renovação de uma cidade do tamanho de Niterói não é fácil, por isso, o pagamento em dia do IPTU Niterói 2019 por parte dos contribuintes é fundamental para garantir o alcance desse objetivo anualmente.

Leia Também:

Isso porque a verba do IPTU Niterói é utilizada para serviços essenciais como manutenção dos serviços públicos de saneamento básico, coleta de lixo, limpeza das ruas, construção de escolas, hospitais, praças, entre outros.

Prefeitura Niterói IPTU

Caso você ainda esteja em débito com a prefeitura em relação ao pagamento do IPTU de anos anteriores, não perca tempo e procure sanar as pendências o quanto antes para evitar problemas.

IPTU 2019 NITERÓI

Se ainda não recebeu ou perdido seu boleto, não se preocupe, é possível emitir a 2ª via do IPTU Niterói 2019. Quer saber como? Então continue lendo esse post e confira no tópico a seguir, o que você deve fazer para emitir a segunda via do seu IPTU 2019 Niterói.

Segunda Via IPTU Niterói

É fácil, rápido e prático emitir a segunda via do IPTU Niterói 2019. Para isso, basta contar com um computador ou qualquer outro dispositivo que esteja conectado à internet e seguir os passos descritos abaixo:

IPTU 2019 NITERÓI


Passo 01. Acesse o site da Prefeitura Municipal de Niterói www.fazenda.niteroi.rj.gov.br;


Passo 02. Na opção Serviços online, clique em “2ª via do IPTU”


Passo 03. Informe o número de inscrição municipal do seu imóvel;


Passo 04. Na tela seguinte selecione a opção IPTU, referente ao ano em questão;


Passo 05. Por fim, clique no comando Emitir Segunda Via.


Após seguir o passo-a-passo descrito acima, é possível consultar e imprimir a segunda via do IPTU 2019, para providenciar o seu pagamento o quanto antes e assim evitar problemas junto ao município.

Consulta IPTU Niterói 2019

Para não ser surpreendido com o valor do seu IPTU Niteroi 2019, a dica é consultar o seu valor antes de providenciar o seu pagamento, até mesmo verificar se houve ou não algum reajuste no valor desse imposto em relação ao valor pago no ano passado.

Para saber como consultar o valor do seu IPTU deste ano, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

IPTU 2019 NITERÓI

  • Acesse o site da Prefeitura Municipal de Niterói: http://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/servicos/iptu/;
  • Informe o número de inscrição municipal do seu imóvel;
  • Selecione a opção IPTU, referente ao ano que deseja consultar;
  • Por fim, clique no comando Consultar.

Seguindo estes passos, também é possível consultar outras informações e noticias relacionadas ao imóvel/terreno em questão.

Pagar IPTU 2019 Niterói

IPTU 2019 NITERÓI

Após consultar o valor do seu IPTU e decidir qual será a forma de pagamento do IPTU Niterói 2019, se em conta única ou parcelada, é importante levar em consideração alguns pontos.

Pagamentos à vista até a data do vencimento terão desconto de 10% e para quem não tem folga no orçamento para pagamento à vista ou (IPTU Niterói debito automático), pode parcelar em até doze vezes sem juros, mas sem o desconto de 10%.

O pagamento do IPTU Niterói 2019 pode ser realizado em qualquer agência bancária ou casa lotérica, basta escolher a que for mais conveniente para você. Pagamento via internet banking também é possível, desde que sua conta esteja habilitada a fazer esse tipo de transação.

É de extrema importância não atrasar o pagamento do IPTU Niterói 2019, seja sua opção por pagamento à vista ou IPTU Niterói parcelamento em até doze vezes sem juros. Dessa forma, além de estarmos cumprindo nosso papel como cidadão, estaremos também auxiliando na manutenção da cidade.

Não pagar o IPTU Niterói 2019 pode acarretar em problemas graves, como inclusão do nome ao SPC/SERASA ou até penhora do imóvel / terreno em questão para quitar a dívida pendente com a prefeitura.

Em caso de dúvidas a respeito do IPTU Niterói 2019, você pode se dirigir até a sede da prefeitura da sua cidade ou entrar em contato por telefone. Segue abaixo o endereço e contato telefônico da Prefeitura Municipal de Niterói. Confira:

  • Endereço: Rua Visconde de Sepetiba, Nº 987;
  • Telefone: (21) 2620-0403.

IPTU Niterói Divida Ativa

Milhares de brasileiros estão se endividando não apenas com o cartão de créditos, mas também com o Ministério de fazenda. De acordo com as pesquisas o número de pessoas que tem dívida ativa é assustador.

Apenas com pessoas físicas foram constatadas mais de R$ 27 bilhões em 2016. Essas informações dizem que as famílias brasileiras deixaram de pagar os impostos estabelecidas pelas prefeituras e outros compromissos públicos, entrando assim, na lista da divida ativa de Niterói.

A divida Ativa é basicamente, um cadastro do governo que possui informações das pessoas que têm débitos com os governos:

  • Federal;
  • Estadual;
  • Municipal.

O não pagamento das dívidas gerará várias restrições e multas, como negatividade de crédito, suspensão de serviços e inclusão do CPF no SPC e Serasa, por exemplo.

Apesar de que muitos não ligarem de efetuar o pagamento do IPTU, esse ato pode ser prejudicial. Por exemplo, caso venha solicitar um crédito, não será possível, visto que, seu nome está localizado na dívida Ativa IPTU 2019 Niterói. Sem deixar de mencionar que o nome ficará na lista dos negativados, SPC e Serasa.

A secretária de Fazenda de Niterói possibilita o parcelamento, entretanto os valores e quantidades de parcelas variam de acordo com o valor total da dívida. Por exemplo, se sua dívida está em R$ 5.00,00 pode parcelar em 3 vezes, ressaltando que o valor exemplificado e relacionado a pessoa jurídica.


Gostou do nosso artigo a respeito do IPTU Niterói 2019? Deixe seus comentários abaixo com dúvidas e/ou sugestões! Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais e ajudar outros contribuintes que também apresentam dúvidas em relação a esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *