IPTU 2019 MANAUS – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

O IPTU 2019 Manaus tem uma novidade. Agora, o contribuinte poderá pagar o tributo em até 10 vezes. Essa medida surgiu para ajudar os cidadãos, até mesmo quem não está com uma condição financeira muito favorável, a se manterem regulares e com as contas em dia.

Antes, o Imposto Predial e Territorial Urbano da Capital do Amazonas só podia ser pago em até sete vezes. E não é só isso! Os municípios também podem fazer a impressão das guias pela internet.

Se você ficou interessado no assunto e deseja saber mais informações sobre o IPTU Manaus, continue lendo esse post e descubra:

  • O que é o IPTU 2019 Manaus;
  • Para que ele serve;
  • Como fazer a emissão da segunda via;
  • Como fazer a consulta;
  • Como realizar o pagamento.

Confira!

O que é IPTU 2019 Manaus?

IPTU 2019 MANAUS

Para quem ainda não sabe, o IPTU Manaus é um imposto cobrado anualmente para o contribuinte, seja ele pessoa física ou jurídica, que possui um imóvel em território urbano no município de Manaus.

O IPTU Manaus, conforme falamos acima, é um tributo pago anualmente por todo o contribuinte que tem algum tipo de imóvel ou terreno, comercial ou residencial. Esse encargo é uma forma de arrecadar fundos para os cofres públicos.

Prefeitura Manaus IPTU

Todos os valores arrecadados são convertidos com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos pelo município à população. Um dos grandes diferencias dele, é que a gestão pode fazer investimentos em diferentes áreas, tais como: educação, infraestrutura, saúde, cultura e etc.

IPTU 2019 MANAUS

Por isso, manter o seu IPTU Manaus em dia é fundamental para garantir que as gerações futuras possam desfrutar dos benefícios que esta arrecadação pode proporcionar.

Leia também:

Se você não recebeu seu carnê IPTU ou mesmo perdeu esse documento, não se preocupe, pois já existe um meio para emitir a segunda via do seu IPTU Manaus e assim, evitar problemas por ter ficado em dívida com o seu município. Confira o tópico a seguir e veja como é fácil realizar a emissão da segunda via do seu IPTU.

Segunda Via IPTU Manaus

Apesar da Prefeitura já ter enviado os carnês do IPTU 2019, é possível que você ainda não tenha recebido por conta de problemas na entrega. Mas não se preocupe, você pode imprimir a 2ª via da guia seguindo o passo a passo abaixo:

IPTU 2019 MANAUS


Passo 01. Acesse esse link: www.semefatende.manaus.am.gov.br;


Passo 02. Clique na caixa ” Acesso Rápido”;


Passo 03. Insira o número da Matrícula do seu IPTU;


Passo 04. Digite o código de segurança;


Passo 05. E por fim, clique no comando Consultar.


Seguindo todos os passos descritos acima, uma nova página irá abrir com a guia para pagamento. Basta salvá-la em PDF, imprimir e pagar o boleto em um dos locais autorizados.

Consulta IPTU Manaus 2019

Nesse ano, o valor do IPTU Manaus terá um reajuste, segundo determinação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Por conta disso, o ideal é consultar o saldo devedor para que você consiga se organizar. Veja como abaixo:

IPTU 2019 MANAUS

  • Acesse o site da Secretaria Municipal de Finanças através do link: https://semefatende.manaus.am.gov.br/servicoJanela.php?servico=133;
  • Preencha os campos solicitados;
  • Realize o processo de segurança;
  • Por fim, clique em consultar.

Vale lembrar que se você optar pelo valor parcelado, fique de olho na data de vencimento. Assim você pode se programar melhor e também evita problemas com multas e juros decorrentes de pagamento em atraso.

Alíquotas

A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, ou seja, o valor de venda. A apuração deste valor é realizada a partir dos dados do imóvel constantes do cadastro da Secretaria da Fazenda (área do terreno, área construída, tipo de acabamento, idade da construção etc.). Uma vez apurado o valor venal do imóvel, o cálculo do IPTU a pagar é realizado pela aplicação das alíquotas.

A Alíquota é um percentual definido em lei, que aplicado sobre a base de cálculo, no caso o valor venal, chega-se ao valor do imposto.

Abaixo, seguem as alíquotas do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana Manaus.

  • I – 0,9 % (nove décimos percentuais) para imóvel edificado;
  • II – 3,0% (três por cento) para imóvel não edificado, não dotado de muro e calçada;
  • III – 2,0% (dois por cento) para imóvel não edificado, dotado de muro ou calçada;
  • IV – 1,5% (um e meio por cento) para imóvel não edificado, dotado de muro e calçada.

Para fins de cálculo de alíquota, os imóveis não residenciais com área construída inferior a um nono da área do terreno serão tributados com alíquota de 3,0% (três por cento).

Pagar IPTU 2019 Manaus

IPTU 2019 MANAUS

Você pode pagar o seu IPTU Manaus tanto pelo carnê como também com a guia emitida pela internet em qualquer casa lotérica.

Além disso, também é possível efetuar o pagamento em agências bancárias ou via internet banking nas seguintes instituições bancárias:

  • Bradesco;
  • Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Basa;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú.

Infelizmente, não é possível realizar o débito automático do DAM. Contudo, é possível agendar o pagamento diretamente na sua conta via internet banking.

Algumas pessoas podem pedir a isenção dele. Para isso, é necessário comparecer até a Avenida Japurá, no centro de Manaus, nº 488. Lá você terá todas as informações de quais contribuintes são isentos do pagamento.

Leia também:

Em caso de qualquer dúvida sobre o IPTU, entre em contato com a Secretaria Municipal de Finanças através do 156. Você também pode mandar um e-mail para semef@pmm.am.gov.br.

IPTU Manaus Dívida Ativa

É muito importante fazer o possível para não atrasar o IPTU, pois caso contrário o contribuinte terá seu débito inscrito na Dívida Ativa pela Procuradoria Geral do município, além de correr o risco de perder seu imóvel.

Caso você possua débito inscrito na Dívida Ativa, saiba que é possível optar pelo pagamento integral ou parcelado. A Procuradoria Geral é a responsável por enviar as notificações e guias para pagamento através dos Correios, mas também é possível emitir a guia acessando o site da Prefeitura de Manaus. (https://manausatende.manaus.am.gov.br/).

Em Manaus, a dívida ativa também pode ser regularizada no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) – Fazenda Pública Municipal, um espaço criado para que os contribuintes façam os pagamentos de acordo com suas possibilidades, de maneira mais simples e sem custos com advogados. O parcelamento da dívida pode ser feito em até 60 vezes.


O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo aplicado em todo território nacional. O não pagamento desse encargo pode gerar uma série de problemas jurídicos, por isso, sempre mantenha as suas parcelas em dia.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o que é, para que serve ou como pagar o seu IPTU Manaus 2019? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *