IPTU 2019 GUARULHOS – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Pagar os impostos estabelecidos pelo governo é o dever da grande maioria dos cidadãos brasileiros, e quando falamos do Imposto Predial e Territorial Urbano não poderia ser diferente. Ele recai sobre todo o cidadão que possui um imóvel ou terreno localizado em área urbanizada.


A segunda maior cidade do Estado de São Paulo, Guarulhos, teve um reajuste de 6% no IPTU 2019 em relação ao valor pago no ano passado. Logo, cabe aos contribuintes ficarem atentos quanto à cobrança do seu imposto, não só para o valor, como também para a data.

Se você deseja saber mais sobre o IPTU 2019 Guarulhos, não deixe de conferir esse post para tirar todas as suas dúvidas em relação a esse encargo.

  • O que é o IPTU 2019 Guarulhos;
  • Para que ele serve;
  • Como fazer a emissão da segunda via;
  • Como fazer a consulta;
  • Como realizar o pagamento.

Confira!

O que é IPTU 2019 Guarulhos?


IPTU 2019 GUARULHOS

O Imposto Predial e Territorial Urbano de Guarulhos, é um encargo muito importante, arrecadado pelo município de Guarulhos.

Este imposto deve ser pago anualmente e a sua cobrança é feita mediante envio do carnê de pagamento para a residência dos contribuintes.

Leia Também:

Toda a verba arrecada com o IPTU 2019 será destinada para manutenção e melhorias na cidade, portanto, não deixei de conferir, logo abaixo, nossas dicas e explicações a respeito do IPTU Guarulhos 2019.

Prefeitura Guarulhos IPTU

Com o intuito de administrar e regular a manutenção e melhorias na cidade, o IPTU Guarulhos 2019 é cobrado pela prefeitura a todos os munícipes que possuem apartamentos, casas ou terrenos na cidade de Guarulhos.

IPTU 2019 GUARULHOS

É importante entender que a verba recolhida através do pagamento desse encargo é revertida para população através da manutenção e criação de serviços e bens públicos, como preservação/construção de ruas, parques, escolas, hospitais, entre outros.

Não entre em pânico caso não tenha recebido ou tenha perdido o boleto do IPTU Guarulhos, emitir a 2ª via é livre de complicações e pode ser feito no conforto da sua residência.

Veja a seguir, como fazer para emitir a segunda via do seu IPTU Guarulhos 2019.

Segunda Via IPTU Guarulhos

Emitir a 2ª via do IPTU Guarulhos é fácil e seguro, basta seguir o passo a passo abaixo:

IPTU 2019 GUARULHOS


Passo 01. Acesse o site oficial da Prefeitura Municipal de Guarulhos: www.fazenda.guarulhos.sp.gov.br;


Passo 02. Clique em ” 2ª via de tributos”;


Passo 03. Informe o número de inscrição do seu imóvel;


Passo 04. Por fim, clique na opção Emitir 2º via.


Após seguir esse passo-a-passo é possível não só obter a 2ª via do IPTU Guarulhos 2019, mas também conferir outros detalhes em relação ao seu imóvel em questão.

E para não se surpreender com o valor do seu IPTU, que geralmente sofrem alguns ajustes no valor de um ano para o outro, é importante se planejar e também consultar com antecedência o valor do IPTU Guarulhos.

Leia Também:

Se não sabe como fazer isso, então fique ligado no próximo tópico e aprenda como consultar o valor do seu IPTU deste ano.

Consulta IPTU Guarulhos 2019

No ato da emissão da 2ª via do boleto referente ao IPTU Guarulhos 2019 é possível consultar também o valor a ser pago, caso você não tenha recebido o boleto ou tenha perdido e não se lembre do valor. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

IPTU 2019 GUARULHOS

 

  • Acesse o link: http://fazenda.guarulhos.sp.gov.br/ords/guarulho/f?p=628:LOGIN:13417571325833
  • Preencha os campos solicitados;
  • Clique em “OK”.

Outras informações como descontos ou informações do imóvel também podem ser checadas.

Alíquotas

O IPTU Guarulhos utiliza de dois fatores para estabelecer as alíquotas do seu imposto. A primeira delas é a base de cálculo, que é o valor monetário total, expresso em moeda, sobre o qual incidirá o tributo. É sobre ela que se aplica a alíquota estabelecida em lei, que ao final, nos trará o valor do tributo devido.

O segundo fator é o fato gerador do tributo, uma situação prevista por lei, que, se ocorrida, gera a obrigação do pagamento do tributo. Portanto, cabe aos contribuintes ficarem atentos ao valor e também à data para quitar a dívida do Imposto Predial e Territorial Urbano de Guarulhos.

Pagar IPTU 2019 Guarulhos

IPTU 2019 GUARULHOS

As formas de pagamento do IPTU Guarulhos 2019 são diversas. Tendo o boleto em mãos, você pode efetuar o pagamento do seu IPTU Guarulhos à vista e obter um desconto, esse a ser verificado no boleto, ou parcelar o pagamento, mas nesse caso sem obter o desconto.

O imposto pode ser quitado em qualquer agência bancária ou casa lotérica, existindo também a possibilidade de ser pago sem sair de casa, através do internet banking, desde que sua conta esteja apta para realizar esse tipo de procedimento.

Pagar corretamente o IPTU 2019 Guarulhos é fundamental, não apenas por ser uma obrigatoriedade para os habitantes deste município, mas também por permitir a evolução e o crescimento da cidade, através dos serviços que serão realizados com o valor arrecadado desse imposto.

Em caso de dúvidas a respeito do IPTU Guarulhos, você pode se dirigir até a Prefeitura Municipal de Guarulhos, no endereço Av. Odair Santaneli, Nº 1000. Ou então pode entrar em contato pelo telefone: (11) 2402-1662.

IPTU Guarulhos Dívida Ativa

Deixar de realizar o pagamento dos tributos estabelecidos pelo governo em qualquer estado ou município, poderá trazer consequências nada agradáveis para o cidadão. E o contribuinte que não paga o IPTU Guarulhos em dia, poderá ter o nome inscrito na Dívida Ativa. Acompanhe este tópico e saiba mais.

A Dívida Ativa, para quem ainda não ouviu falar, é o conjunto de créditos líquidos e certos que não foram contribuídos por pessoas físicas ou jurídicas perante ao fisco, e como estamos nos referindo ao IPTU Guarulhos, isto se torna uma tributação municipal. Portanto, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional da cidade fica responsável por registrar os valores devidos aos cofres públicos.

IPTU 2019 GUARULHOS

A quantia a ser pagar é composta pelos créditos tributários e não tributários advindos de impostos não pagos, além das multas e juros. Portanto, se você possui imóvel ou terreno na cidade de Guarulhos e não paga o IPTU dentro da data estabelecida, saiba que poderá ter o nome inscrito na dívida ativa.

O cidadão que se encontra com o nome sujo gera, na Procuradoria Geral, uma certidão que mostra que o mesmo está inadimplente, ficando sujeito à aplicação das penalidades previstas por lei. Porém não precisa se preocupar! Abaixo explicaremos como resolver esta situação.

A primeira opção para quitar a dívida ativa do IPTU Guarulhos é, consultar o valor devido e dirigir-se até o cartório mais próximo com o dinheiro em mãos para efetuar o pagamento. Mas graças à tecnologia, hoje podemos realizar todo o procedimento através da internet. Basta acessar a plataforma online da prefeitura de Guarulhos, através do seguinte endereço:

  • http://fazenda.guarulhos.sp.gov.br/ords/guarulho/f?p=628:LOGIN

O não pagamento do IPTU 2019 Guarulhos poderá acarretar em consequências graves, como inclusão do nome junto ao SPC/SERASA ou até penhora do imóvel/terreno em questão para quitar a dívida pendente com a prefeitura.

Gostou do nosso artigo a respeito do IPTU Guarulhos 2019? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus comentários abaixo com dúvidas e/ou sugestões! Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPTU 2019 GUARULHOS – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *