IPTU 2019 GOIÂNIA – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

O IPTU é um imposto obrigatório que, anualmente, chega às residências de milhares de brasileiros. E para quem mora em Goiânia e tem uma propriedade em área urbana, com certeza o IPTU 2019 Goiânia, já deve ter dado seus primeiros sinais em muitos lares nessa região.

Esse encargo é válido em todo território nacional. Ou seja, é pago por todos os contribuintes que tenham algum imóvel ou terreno em qualquer cidade do Brasil.

O IPTU é cobrado tanto para proprietários de residenciais como, também de pontos comerciais. Além disso, também sofre reajuste todos os anos. Se você ficou interessado no assunto e deseja saber mais sobre o IPTU Goiânia, não deixe de ler esse post até o final e descubra:

  • O que é o IPTU 2019 Goiânia;
  • Para que ele serve;
  • Como fazer a emissão da segunda via;
  • Como fazer a consulta;
  • Como realizar o pagamento.

Confira!

O que é IPTU 2019 Goiânia?

IPTU 2019 GOIÂNIA

O IPTU Goiânia é uma forma prática que a prefeitura municipal de Goiânia tem para arrecadar fundos. Esses valores, por sua vez, serão aplicados em diversas linhas de frente, que visam a manutenção e expansão do município.

Leia Também:

O tributo pode ser usado para realizar uma série de melhorias, entre elas: asfaltamento de ruas, construção de escolas, ampliação do atendimento de saúde básica, melhora no saneamento, entre outras.

Prefeitura Goiânia IPTU

Por meio do IPTU Goiânia 2019, você está contribuindo diretamente para o desenvolvimento do local onde mora. Por isso, manter o seu pagamento em dia é muito importante.

IPTU 2019 GOIÂNIA

Geralmente, esse imposto é enviado pelos correios para as residências dos contribuintes. Se você ainda não recebeu ou mesmo se o carnê do IPTU 2019 já chegou em sua residência e você o perdeu, não tem problema. É possível solicitar a segunda via desse imposto, para providenciar o seu pagamento.

Quer saber como emitir a segunda via do IPTU Goiânia? Então confira o tópico a seguir e veja como fazer isso de um jeito rápido, prático e eficiente.

Segunda Via IPTU Goiânia

Para quem não recebeu o carnê do IPTU 2019 Goiânia em sua residência ou perdeu este documento, basta seguir o passo a passo abaixo e providenciar a segunda via do seu IPTU. Veja como é fácil:

IPTU 2019 GOIÂNIA


Passo 01. Primeiramente, acesse o portal da Prefeitura goianiense por meio do link: www.goiania.go.gov.br;


Passo 02. Em seguida, clique na aba “Serviços”;


Passo 03. Feito isso, você deve clicar na opção IPTU-ITU/Taxas, localizada na coluna esquerda da tela;


Passo 04. Depois clique em IPTU;


Passo 05. Selecione a opção Consulta e Emissão de Guia para Pagamento;


Passo 06. Por fim, preencha os campos e clique em consultar.


É importante que siga estes passos corretamente, pois somente assim, você irá visualizar todas as guias em aberto. Para emitir a segunda via, é só clicar em Gerar Guia (DUAM) para impressão.

Consulta IPTU Goiânia 2019

Quer se preparar financeiramente para o pagamento do seu IPTU este ano? Então saiba que você também pode realizar a consulta de valores a serem pagos do IPTU Goiânia. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

IPTU 2019 GOIÂNIA

  • Acesse o link: http://www.goiania.go.gov.br/sistemas/scarr/asp/scarr33000f0.asp
  • Depois clique na opção Consulta e Emissão de Guia para Pagamento;
  • Por fim, coloque a sua inscrição cadastral e clique em Consultar.

Logo em seguida você será redirecionado para uma nova janela onde poderá realizar a consulta de valores. Além disso, também é possível verificar outros dados do terreno ou imóvel.

Pagar IPTU 2019 Goiânia

IPTU 2019 GOIÂNIA

Tanto o pagamento do carnê, como dos boletos impressos pela internet, podem ser feitos em lotéricas, e também em unidades/correspondentes autorizados das seguintes instituições financeiras.

  • Itaú;
  • Banco do Brasil S/A;
  • Banespa;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • CREDIJUR;
  • CREDISAÚDE;
  • CREDMED;
  • UNICRED – GOIÂNIA;
  • CREDI – SGPA (PECUARISTAS).

Além disso, você também pode efetuar o pagamento via internet banking, se a sua conta no banco estiver autorizada para esse tipo de operação. Dessa forma, você paga o IPTU Goiânia sem precisar sair de casa.

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um encargo obrigatório em todo o território nacional. O não pagamento, além de ser um crime, também pode acarretar uma série de problemas judiciais.

Leia Também:

Dependendo do caso, é possível até que você perca o seu imóvel ou terreno. Por conta disso, sempre mantenha o pagamento das parcelas em dia. Lembre-se, o vencimento é sempre no dia 20 de cada mês.

Em caso de qualquer dúvida em relação ao valor do seu IPTU 2019 Goiânia, acesse o site da Prefeitura ou entre em contato por meio dos telefones 62 3524-1000 e 62 3524-100.


IPTU Goiânia Dívida Ativa

A Dívida Ativa é um cadastro que todo governo possui (municipal, estadual ou federal). Esse sistema abrange os dados de todas as pessoas que estão em alguma situação de débito com aquele governo.

Para não entrar na lista de Dívida ativa, você precisar realizar o pagamento do IPTU até o dia de vencimento. O não pagamento do imposto implicará ao órgão arrecadador de inserir o seu CPF na dívida ativa após 30 dias da data final de vendimento do tributo.

Para que o órgão arrecadador possa te cadastrar no sistema de dívida ativa, o mesmo deverá informar a Procuradoria Geral do Estado, que será a responsável por emitir a Certidão de Dívida Ativa Estadual.

Cada estado possui um calendário individual de pagamento, com regras e datas próprias. As regras para realização de pagamento do IPTU são diferentes de estado para estado, uma vez que se trata de um imposto estadual. Dessa forma, as regras para realizar os tributos, não são iguais em todas as unidades federativas do Brasil.

Para esclarecer ainda mais: a inscrição na dívida ativa se dá na ocorrência de falta do pagamento do IPTU devido ao município a qual pertence. O registro do contribuinte na dívida ativa termina por gerar uma certidão positiva de débito do contribuinte corroborando sua inadimplência e implicando prazos e penalidades previstas na lei.

Para quem está em situação de inadimplência e quer se regularizar o mais rápido possível, a Prefeitura de Goiânia dispõe do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O Refis tem como objetivo recuperar os ativos municipais, inclusive aqueles registrados em dívida ativa.

Para conseguir regularizar a sua situação perante o Município, você precisa se dirigir até a agência do Atende Fácil, localizada no Paço Municipal, no Park Lozandes, com a sua identidade, CPF e comprovante de endereço atualizado. Caso seja para regularizar a situação de PJ (Pessoa Jurídica), é necessário ter em mãos a identidade, CPF, procuração e comprovante de endereço do procurador, cópia dos atos constitutivos atualizados e ata com nomeação do representante legal que assinar a procuração.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU Goiânia 2019? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Aproveite também para compartilhar esse post nas redes sociais e ajudar outras pessoas que também apresentam dúvidas sobre esse assunto. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *