IPTU 2019 FORTALEZA – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Tributo cobrado anualmente, mais uma vez o IPTU 2019 Fortaleza chegou nas casas e comércios dos contribuintes em 2019. Esse encargo é cobrado em todas as cidades do território nacional e é essencial para a economia, não só do município, mas também do país.

Todo cidadão ou empresa que tenha um imóvel ou terreno, precisa efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse imposto. Pensando nisso, reunimos algumas informações importantes sobre o IPTU Fortaleza nesse post.

Quer saber que informações são essas? Então continue lendo esse artigo e descubra:

  • O que é o IPTU 2019 Fortaleza;
  • Para que ele serve;
  • Como fazer a emissão da segunda via;
  • Como fazer a consulta;
  • Como realizar o pagamento.

Confira!

O que é IPTU 2019 Fortaleza?

IPTU 2019 FORTALEZA

O IPTU Fortaleza é uma das maneiras que a Prefeitura deste município tem para arrecadar fundos para os cofres públicos.

Todos os valores arrecadados com esse encargo, são utilizados em investimentos locais, visando a melhoria do município e dos seus habitantes.

Ou seja, é por meio do IPTU que a gestão conseguirá fazer melhorias nessa região. Entre os investimentos que podem ser feitos estão:

  • Realização de obras de ampliação;
  • Asfaltamento;
  • Iluminação pública;
  • Construção de áreas de lazer.

Portanto, ficar em dia com o IPTU Fortaleza é muito importante para o bem de todos que vivem nessa região.

Prefeitura Fortaleza IPTU

A prefeitura de Fortaleza fica responsável por realizar o envio do carnê IPTU Fortaleza diretamente para a residência dos proprietários, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, de imóveis presentes em áreas urbanas de Fortaleza.

IPTU 2019 FORTALEZA

Mas caso você não tenha recebido, ou mesmo perdeu o seu carnê, saiba que é possível emitir a segunda via desse imposto. Para saber como fazer isso, continue sua leitura e confira no tópico a seguir como emitir a segunda via do seu IPTU Fortaleza.

Leia Também:

Segunda Via IPTU Fortaleza

Emitir a segunda via do IPTU Fortaleza é bem mais simples do que você imagina. Para isso você precisa estar conectado na internet e também seguir alguns passos básicos. Confira abaixo:

IPTU 2019 FORTALEZA


Passo 01. Acesse o site da Secreta Municipal de Finanças, través do endereço: www.grpfordam.sefin.fortaleza.ce.gov.br;


Passo 02. Em seguida, clique no banner do IPTU Fortaleza ou no ícone localizado no canto direito do menu;


Passo 03. Você será redirecionado para uma nova janela onde deverá colocar o número da Inscrição do Imóvel;


Passo 04. Clique em Pesquisar.


Uma nova página irá se abrir onde será possível fazer a impressão das guias de pagamento e assim permite que você fique em dia com o seu município.

Consulta IPTU Fortaleza 2019

Que tal se programar para pagar o IPTU Fortaleza consultando o valor antecipadamente? Assim, você saberá exatamente quando ele irá vencer e qual o valor precisa ser pago.

Caso não saiba como consultar o valor do seu IPTU, confira no passo a passo abaixo e veja como fazer isso de um jeito prático, rápido e eficiente:

IPTU 2019 FORTALEZA

  • A primeira coisa que deve fazer é acessar o endereço através do link: https://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/;
  • Clique no botão IPTU 2019;
  • Preencha o campo Inscrição do Imóvel;
  • Por fim, clique no comando Pesquisar.

Seguindo todos os passos acima corretamente, você será redirecionado para uma nova janela onde poderá consultar todas as informações do seu IPTU 2019 Fortaleza. Simples, fácil e prático, não é mesmo?!

Agora que você já sabe o valor do seu IPTU Fortaleza, chegou o momento de aprender como fazer para pagar esse imposto de forma prática e com segurança.

Pagar IPTU 2019 Fortaleza

IPTU 2019 FORTALEZA

O pagamento da guia referente ao IPTU Fortaleza 2019, pode ser feito nas casas lotéricas, ou, em qualquer agência bancária das seguintes instituições financeiras:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Mercantil do Brasil;
  • Banespa.

Uma dica importante é: sempre fique atento a data de vencimento da guia, para evitar multas e taxas. Além disso, lembre-se que o não pagamento desse tributo é considerado crime, por isso, se mantenha em dia.

Além disso, em alguns estados, o pagamento do IPTU 2019 dentro do prazo também garante descontos que podem facilitar e muito o pagamento desse imposto, especialmente para quem está com o orçamento apertado.

Leia Também:

Caso você tenha alguma dúvida sobre o IPTU Fortaleza, basta acessar o site o site da Secretaria Municipal de Finanças, ou, entrar em contato com o Plantão Fiscal pelo número 85 3254-4791. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.


Agora que você já sabe tudo sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano, é só se programar. Esse encargo é essencial para a sua cidade, por isso, não deixe de cumprir o seu dever de cidadão.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário abaixo e nos diga o que achou desse assunto e quais dúvidas ainda ficaram pendentes acerca do IPTU 2019 Fortaleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *