IPTU 2019 FLORIANÓPOLIS – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

O IPTU 2019 Florianópolis  já está disponível para os contribuintes. Nesse ano, o tributo sofreu um acréscimo de 2,69%. Esse aumento é relativo ao Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), que leva em conta a inflação acumulada nos últimos 12 meses.

Além disso, quem possui Imposto Predial e Territorial Urbano em nome de pessoa jurídica receberá um acréscimo maior. Essa mudança aconteceu porque muitos descontos estavam sendo dados de forma incorreta pela Prefeitura Municipal.

Por isso, fique atento na hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano. Lembre-se que a taxa precisará ser quitada separadamente.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo esse artigo até o final e descubra:

  • O que é o IPTU 2019 Florianópolis;
  • Para que ele serve;
  • Como fazer a emissão da segunda via;
  • Como fazer a consulta;
  • Como realizar o pagamento.

Confira!

O que é IPTU 2019 Florianópolis ?

IPTU 2019 FLORIANÓPOLIS

O IPTU Florianópolis 2019 tem como objetivo arrecadar fundos para os cofres públicos. Esses recursos são utilizados pela gestão para realizar melhorias em todo o município.

Por lei, parte deles precisa ser destinada para as áreas de educação e saúde. O restante dos valores pode ser aplicada em diversas ações, tais como: pavimentação de ruas, ampliação de rede de saneamento, manutenção de parques e etc.

Leia Também:

Portanto, procure manter o seu IPTU em dia, afinal de contas, é por meio desse imposto que a sua cidade apresenta condições e recursos para crescer e evoluir ao longo dos anos.

Prefeitura Florianópolis IPTU

Ocorreu uma mudança, onde a taxa de recolhimento de resíduos sólidos será enviada separadamente do IPTU 2019 Florianópolis . Ou seja, os contribuintes terão que pagar dois boletos separadamente.

IPTU 2019 FLORIANÓPOLIS

Uma das vantagens que a Prefeitura Municipal disponibilizou para os contribuintes é a emissão online da segunda via do IPTU Florianópolis 2019. Agora, se você não recebeu ou perdeu o carnê, basta reimprimi-lo.

Então confira o tópico a seguir e veja o que deve fazer para emitir a segunda via do seu IPTU Florianópolis 2019 de um jeito prático e seguro.

Segunda Via IPTU Florianópolis

Se você ainda não recebeu o seu carnê IPTU 2019 ou perdeu este documento, não tem problema, pois é possível emitir a segunda via deste documento. Quer saber como? Para isso, basta seguir os passos abaixo:

IPTU 2019 FLORIANÓPOLIS


Passo 01. Acesse o site através do endereço: www.pmf.sc.gov.br;


Passo 02. Coloque 2019 no campo ano;


Passo 03. Digite o número da sua inscrição;


Passo 04. Assinale uma das opções: COTA ÚNICA, Parcelado, Parcela Única com o valor total das parcelas em aberto ou Parcelado com juros e multa atualizados;


Passo 05. Clique em Pesquisar DAMS


Após seguir corretamente os passos descritos acima, você será redirecionado para uma nova página. Nela, será possível verificar todas as guias. Basta salvá-las em PDF e imprimir.

Consulta IPTU Florianópolis 2019

A melhor maneira de não atrasar o IPTU Florianópolis é se organizando financeiramente. Para isso, você deve consultar os débitos em aberto, para verificar os valores. Confira abaixo o passo a passo:

IPTU 2019 FLORIANÓPOLIS

  • Acesse esse link: http://www.pmf.sc.gov.br/servicos/sistema.php?servicoid=3547;
  • Digite o número de inscrição do imóvel;
  • Digite o CPF ou CNPJ do responsável pelo IPTU;
  • Clique em consultar.

Pronto, você será redirecionado para uma nova janela, onde poderá consultar todas as informações do tributo.

Pagar IPTU 2019 Florianópolis

IPTU 2019 FLORIANÓPOLIS

Uma vez que você tenha o carnê do IPTU Florianópolis 2019 em mãos, basta ir até a casa lotérica mais próxima e quitar o tributo. Além disso, também é possível efetuar o pagamento em qualquer agência das redes bancárias da região. São elas:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal.

Se preferir, o contribuinte também pode realizar o processo online, e quitar o tributo via internet banking. Basta realizar o agendamento. Mas é importante ficar atento a data de vencimento.

O pagamento desse imposto é essencial para a cidade. É por meio dele que a Prefeitura de Florianópolis poderá investir em melhorias, bem como proporcionar uma qualidade de vida melhor para os moradores.

Por conta disso, sempre mantenha o seu Imposto Predial e Territorial Urbano em dia. Além de ajudar o município, você irá evitar problemas judiciais em relação ao seu bem.

Leia Também:

Se você tiver alguma dúvida sobre o IPTU Florianópolis SC, basta comparecer na Secretaria Municipal da Fazenda. Ela fica localizada na Rua Arcipreste Paiva, nº 107 – 8º andar.

Além disso, você também pode ir até uma das unidades da Pro Cidadão, munido do seu RG e CPF. Se preferir, entre em contato através do telefone (48) 3213-5501.


IPTU Florianópolis Dívida Ativa

Caso não saiba, a dívida ativa da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) é proveniente das contas em atraso dos contribuintes contraídos em conjunto ao sistema tributário municipal. Se considera dívida ativa todo crédito tributário que não foi quitado até a sua data de vencimento.

Para saber se você está na lista da dívida ativa, basta acessar o portal http://www.pmf.sc.gov.br/servicos/sistema e clicar na opção “Serviços Online” à sua esquerda.

Se você precisa comprovar a sua regularidade com a prefeitura, mas não sabe como, não se preocupe, o próprio site da prefeitura disponibiliza a Certidão Negativa de Débitos (CDN), tanto para pessoa física quanto jurídica. Essa certidão é um documento que dispõe de todas as informações necessárias para a corroboração de inexistência de débitos em determinado período.

A CDN  é um documento disponibilizado pela Fazenda Municipal que comprova que o contribuinte está em dia quanto ao pagamento dos tributos municipais. A Certidão Negativa tem validade de 90 dias, a partir da data da sua emissão.

Todos os contribuintes que estiverem totalmente regulares perante a Secretaria Municipal da Fazenda pode solicitar a emissão da sua Certidão Negativa de forma Online, sem custo algum.

Para emitir a CND pela internet você só precisa ter em mãos o número do CPF. No site, basta digitar os dados nos espaços indicados e gerar a certidão.

É importante deixar claro que a CND não poderá ser emitida pela internet quando o contribuinte estiver em situação irregular com os seus deveres tributários, ou quando estiver em situação de:

  • Parcelamento;
  • REFIS – Programa de Refinanciamento de Dívidas dos contribuintes;
  • Embargo da exigibilidade de imposto ou de exigibilidade de cumprimento de obrigação acessória em decorrência de contencioso taxa administrativa ou judicial, conforme previsto na legislação.

Caso você se enquadre em umas dessas situações, será necessário que procure uma das unidades do Pró-cidadão para requerer a Certidão Negativa de Débitos.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU Florianópolis 2019? Deixe o seu comentário abaixo com dúvidas e/ou sugestões. Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais e ajudar outros contribuintes que também apresentam dúvidas sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *