IPTU 2019 Feira de Santana – consulta, segunda via, prefeitura

O IPTU 2019 Feira de Santana é um imposto cobrado anualmente, que deve ser pago por todo contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, que seja proprietário de um imóvel em território urbano.

Anualmente todos os impostos destinado ao Governo e a prefeitura das cidades sofrem reajuste de acordo com a inflação do país. E no caso do imposto que será tratado nesse artigo, não é diferente. Quer saber mais sobre o IPTU de Feira de Santana 2019? Então continue lendo esse artigo até o final e descubra:

  • Para que serve o IPTU Feira de Santana 2019;
  • Como emitir a segunda via desse imposto;
  • Como consultar o valor desse imposto;
  • Como pagar o IPTU 2019.

Confira!

O que é IPTU 2019 Feira de Santana?

IPTU 2019 FEIRA DE SANTANA

O IPTU Feira de Santana é um imposto obrigatório, muito importante, pois sua cobrança é determinada pela Constituição Federal ART 156, e todo o dinheiro arrecado vai para os cofres da Prefeitura e utilizado para custear despesas municipais.

Leia Também:

O valor destinado ao pagamento do IPTU referente a cidade de Feira de Santana em 2019 leva em consideração alguns fatores importantes tais como todos os impostos e alíquotas cobradas pelo órgão responsável no ano em questão, assim como o valor do imóvel.

Prefeitura Feira de Santana IPTU

Os proprietários dos imóveis localizados na Feira de Santana possuem uma forma facilitada para pagamento e acerto desses tributos.

IPTU 2019 FEIRA DE SANTANA

O IPTU 2019 Feira de Santana é encaminhado para a residência de cada contribuinte através dos correios em janeiro de cada ano, caso você não receba este carnê dentro do prazo é possível fazer a emissão da segunda via através da internet, confira o passo a passo a seguir.

Segunda Via IPTU Feira de Santana

A segunda via do IPTU Feira de Santana 2019 pode ser facilmente emitida, confira a seguir:

IPTU 2019 FEIRA DE SANTANA


Passo 1. Acesse o site da Prefeitura por meio do link (www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br) e espere a pagina carregar completamente para ter acesso a todos os recursos disponíveis.


Passo 2. Clique na opção “Imprima aqui seu carnê do IPTU e TCR”, localizada no topo da página.


Passo 3. Selecione e preencha uma das alternativas para consulta “Inscrição do Imóvel”, “Localização Cartográfica” ou “Localização Cartográfica Antiga”;


Passo 4. Clique no comando Consultar.


Seguindo corretamente os passos descritos acima, você já consegue ter acesso ao boleto de pagamento desse imposto, evitando assim, a perda de tempo em filas de atendimento.

Consulta IPTU Feira de Santana 2019

O valor é consultado facilmente através do passo a passo a seguir:

IPTU 2019 FEIRA DE SANTANA

  • Acesse o site oficial da Prefeitura;
  • Selecione o ano de 2019;
  • Informe o número de inscrição do seu imóvel;
  • Agora basta clicar em avançar.

Na próxima tela você já consegue visualizar o valor destinado ao pagamento do IPTU 2019 Feira de Santana, é possível também consultar anos anteriores e realizar o pagamento de débitos pendentes.

Pagar IPTU 2019

IPTU 2019 FEIRA DE SANTANA

Após a consulta do valor desse imposto, o contribuinte pode emitir a guia para providenciar o seu pagamento em qualquer agência mais próxima da sua residência, tais como:

  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Bradesco.

Dentre outras agências bancárias. O pagamento também pode ser efetuado em qualquer casa lotérica de sua preferência, vale ressaltar que nenhum tipo de pagamento pode ser realizado nos postos de atendimento do IPTU.

Muitas pessoas não sabem mais quem deixa de pagar o IPTU 2019 Feira de Santana corre risco de perder o imóvel na Justiça. O IPTU é uma dívida eterna que acompanha o bem adquirido, por isto, o não pagamento do IPTU, mesmo que seja um bem de família, estar sujeito à penhora do bem.

Leia Também:

Mesmo que o devedor tente vender o imóvel, a penhora aparecerá na matricula atualizada, inviabilizando qualquer negócio, por isso é importante planejar o orçamento e ser preparar para manter o pagamento do seu IPTU em dia.

Se você deixar de pagar o IPTU Feira de Santana 2019, a Prefeitura irá lhe notificar para que você regularize a situação, caso isso não aconteça, o debito existente virará uma dívida ativa.

Portanto, se você não deseja tornar este um problema sério no futuro, providencie o pagamento do seu IPTU Feira de Santana 2019 e tente mantê-lo em dia. Dessa forma, você evita problemas e ainda contribui para o desenvolvimento da sua cidade.

IPTU Feira de Santana Dívida Ativa

Feira de Santana considerada a segunda cidade maior da Bahia oferece a todos os feirenses seus recursos. Porém para que a cidade continue executando a sua função que é trazer excelente trabalho, os cidadãos devem fazer sua parte em relação ao pagamento do IPTU 2019 feira de Santana.

Embora o não pagamento dos boletos, o governo simplesmente passará seu nome na lista de Dívida Ativa, limitando a todos os benefícios que venha precisar futuramente.

A Dívida Ativa se tornou uma das preocupações mais importantes na terra brasileira. Porém, deixando de lado o pagamento mensal do IPTU, estará contribuindo com a má funcionalidade do município e correndo sérios riscos de ficar bloqueado com recursos precisos futuramente.

Apesar de que muitos não ligam em pagar o IPTU, esse ato pode ser prejudicial na vida pessoal. Por exemplo, caso venha solicitar um crédito, não será possível, visto que, seu nome está localizado na dívida Ativa IPTU 2019 Feira de Santana. Sem deixar de mencionar que o nome ficará na lista dos negativados, SPC e Serasa.

O processo de consulta da dívida ativa é bastante simples de ser executado, embora há duas formas. Um deles é acessando o site oficial da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e clicar na opção IPTU. A segunda forma é ir pessoalmente no Ministério da Fazenda e consultar as pendencias.

Para pessoa Física é necessário ter em mãos:

  • CPF/RG;
  • CNH (cópia e original).

Já para a pessoa Jurídica é preciso que leve a:

  • Cópia do contrato social;
  • cartão CNPJ;
  • RG e CPF (cópia e original) do sócio presente.

No momento não há desconto no pagamento à vista. Os descontos só serão concedidos quando houver um novo programa de recuperação fiscal. Basta apenas comparecer na Plataforma de Atendimento.


Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU Feira de Santana 2019? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas e sugestões sobre o tema.

Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais e ajudar outros contribuintes que também apresentam dúvidas sobre o IPTU 2019 Feira de Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *