IPTU 2019 DF – CONSULTA, SEGUNDA VIA – (PREFEITURA DF)

O IPTU 2019 DF é um encargo essencial para o desenvolvimento e manutenção do Distrito Federal. O valor desse imposto é calculado de acordo com a localização, bem como a metragem do terreno e a quantidade de área construída.

Em alguns casos, é possível obter descontos nesse tributo, como, por exemplo, ao solicitar a emissão de nota fiscal com CPF. Assim, o cidadão pode reduzir o valor por meio do programa Nota Legal. Ficou interessado e deseja saber mais a respeito do IPTU DF? Então continue lendo este artigo até o final e descubra:

  • Para que serve o IPTU DF;
  • Como fazer a emissão da segunda via do IPTU DF;
  • Como saber qual é o valor do IPTU 2019;
  • Como providenciar o pagamento desse imposto.

Confira!

O que é IPTU 2019 DF?

IPTU 2019 DF

O IPTU Distrito Federal é fundamental para a manutenção de cada cidade. É por meio dos valores arrecadados com esse imposto que elas podem realizar melhorias.

Uma das vantagens desse tributo é que os investimentos podem ser feitos em diversas áreas. Com ele, a prefeitura IPTU 2019 DF poderá fazer desde a construção de escolas, até a ampliação da rede de saneamento ou a reforma de vias.

Prefeitura DF IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo aplicado em todo o Brasil. Ele precisa ser pago por qualquer cidadão que tenha um imóvel ou terreno, residencial ou comercial dentro do território brasileiro.

IPTU 2019 DF

E no Distrito Federal não é diferente, o imposto garante a população do município ou da cidade melhorias nos serviços públicos, o crescimento e evolução da área onde habita atualmente.

Leia também:

Logo é muito importante que todo o contribuinte pague ele em dia. Mais do que um dever, essa é uma forma de você ajudar a sua cidade a se desenvolver melhor e com qualidade, até mesmo para garantir um futuro melhor para os seus descendentes.

Segunda Via IPTU DF

Muitas pessoas acabam não recebendo ou perdendo o carnê de IPTU. Por conta disso, o Governo disponibilizou a opção de emissão de segunda via.

Quer saber como emitir a segunda via do seu IPTU? Então confira abaixo o passo a passo:

IPTU 2019 DF

  • Vá até o site da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.df.gov.br);
  • Clique na opção IPTU/TLP, no final da página;
  • Informe o número de sua inscrição;
  • Assinale a opção IPTU, 2019 e DAR do exercício;
  • Por fim, assinale em exercício e clique em executar.

Você será redirecionado para uma nova janela onde poderá emitir as parcelas para pagamento. Além disso, também é possível verificar as que estão em atraso e os juros sobre cada parcela.

Consulta IPTU DF 2019

Para quem não sabe exatamente qual é o valor a ser pago no IPTU 2019 DF, saiba que é possível fazer a consulta antes mesmo do pagamento. Essa possibilidade pode facilitar e muito a vida de quem precisa se planejar financeiramente para a quitação desse imposto.

IPTU 2019 DF

Qualquer contribuinte pode fazer a consulta do IPTU Distrito Federal. Ela é feita através da internet, por meio de um processo simples e fácil. Veja abaixo:

  • Acesse o site da prefeitura do estado;
  • Depois, preencha os campos solicitados;
  • Em Tipo do Tributo, escolha a opção IPTU;
  • Selecione o ano de referência para o pagamento do IPTU 2019;
  • Por fim, assinale a opção por exercício e clique em executar.

Seguindo os passos descritos acima, você já poderá consultar o valor do seu IPTU 2019 DF e dessa forma saberá exatamente qual é o valor a ser pago por você para ajudar no desenvolvimento do seu município.

Alíquota

A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, o preço que determinado imóvel alcançaria em uma operação de compra e venda à vista. A apuração deste valor é realizada a partir dos dados do imóvel constantes do cadastro da Secretaria da Fazenda (área do terreno, área construída, idade da construção etc.). Uma vez apurado o valor venal do imóvel, o cálculo do IPTU a pagar é realizado pela aplicação das alíquotas.

Alíquota é um percentual definido em lei que se aplica sobre a base de cálculo para encontrar o valor do imposto. Os percentuais praticados no IPTU DF segundo o tipo de imóvel são:

  • 0,3% para casas e apartamentos usados exclusivamente como moradia;
  • 1% para comércios ou terrenos com alvará de construção;
  • 3% para terrenos com áreas vazias ou bens demolidos.

Na tabela a seguir você confere alguns exemplos de como é calculado o valor do IPTU DF.

     Tipo do imóvel                                    Valor Venal               Alíquota (multiplica)

  • Residencial                                                50.000            X            0,3%
  • Comercial ou Terreno com
    alvará de construção                              50.000            X              1%
  • Não edificados, em construção
    ou demolidos                                           50.000           X               3%

Pagar IPTU 2019 DF

IPTU 2019 DF

Muitas pessoas, assim que recebem o carnê do IPTU em suas residências, ficam sem saber onde e como pagar esse imposto. Se este é o seu caso, saiba que você pode pagar o seu IPTU DF em qualquer uma das agências ou correspondentes bancários dos seguintes bancos.

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica.

Também é possível realizar o pagamento em lotéricas. Se preferir, basta imprimir o boleto e utilizar o Internet banking do seu banco para quitar a dívida.

Sempre fique atento ao vencimento. Isso porque a data varia conforme o final da inscrição do contribuinte.

Leia também:

O Imposto Predial Territorial Urbano é um encargo aplicado em todas as cidades do Brasil. Qualquer cidadão que tenha um imóvel ou terreno precisa, obrigatoriamente, realizar o pagamento do tributo para evitar dores de cabeça futuras com o seu bem.

Além disso, evite atrasar o pagamento do seu IPTU, pois os pagamentos, quando realizados dentro do prazo, geralmente sofrem descontos que tornam o seu pagamento muito mais facilitado.

IPTU DF Dívida Ativa

Como foi esclarecido acima, o Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana – IPTU é, como diz o nome, um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser apartamento, casa, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada. Muitos não sabem, mas quem deixa de pagar o IPTU, além de ter o débito inscrito na dívida ativa, pode perder seu imóvel.

Caso você possua débito inscrito em Dívida Ativa junto ao Governo do Distrito Federal pode optar por pagamento à vista ou parcelado.

Para pagamento integral, o DAR – Documento de Arrecadação – pode ser obtido através da página www.fazenda.df.gov.br acessando os seguintes itens: Menu Serviços SEF/ Aba Cidadão ou Empresa / IPTU / Emissão de 2ª via. Já para o pagamento parcelado, o DAR referente ao sinal do parcelamento pode ser solicitado em uma das unidades do “Na Hora” ou em uma das Agências/Posto de Atendimento da Receita.

As Agências de Atendimento da Receita atendem de 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O horário de atendimento das Unidades do Na Hora é das 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 7h30 às 13h, aos sábados. Os tributos podem ser parcelados em até 60 vezes.


Sempre mantenha o seu IPTU DF em dia. Em caso de dúvida, entre em contato pelo número 156 (ligações locais) ou 0800 644 0156 (ligações interurbanas).

Gostou do post? Agora já sabe para que serve e como pagar o seu IPTU 2019 DF? Deixe o seu comentário abaixo e nos diga o que acha desse imposto. Aproveite também para compartilhar esse post nas redes sociais e assim ajudar outras pessoas a esclarecer suas dúvidas sobre esse imposto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *