IPTU 2019 CONTAGEM – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Pelo segundo ano consecutivo, o IPTU 2019 Contagem já foi aprovado para os contribuintes do município de Minas Gerais. Nesse ano, a Prefeitura está fazendo um recadastramento imobiliário, seguindo acordo feito com o Ministério Público.

Essa medida tem como objetivo, atualizar os valores de imóveis e terrenos da cidade, para a atualização do Imposto Predial Territorial Urbano. A medida veio após quase três décadas de isenção.

E você, sabe o que é o IPTU 2019? Para que serve este imposto? Como providenciar o seu pagamento e ficar em dia com o seu município? Bom, caso a resposta seja não, então continue lendo esse artigo e descubra a resposta para estas e muitas outras questões envolvendo esse assunto.

O que é IPTU 2019 Contagem?

IPTU 2019 CONTAGEM

O IPTU Contagem nada mais é do que um imposto que deve ser pago, anualmente, ao município, por pessoa física ou jurídica que possua propriedade em território urbano.

Este imposto é essencial para o crescimento da cidade. Isso porque, é por meio dele que a gestão pode realizar melhorias, e, garantir que os cofres públicos tenham fundos.

Depois de 27 anos, a Câmara Municipal assinou um acordo com o Ministério Público, para que fosse retomada a cobrança do tributo.

Prefeitura Contagem IPTU

Os valores arrecadados pela prefeitura poderão ser aplicados em investimentos, sendo que uma parte terá ser aplicada, obrigatoriamente nas áreas de saúde e educação.

IPTU 2019 CONTAGEM

Se você perdeu o seu carnê de pagamento do IPTU Contagem 2019, veja no tópico a seguir, como fazer para emitir a segunda via deste imposto e providenciar o seu pagamento o quanto antes.

Segunda Via IPTU Contagem

Todos os contribuintes que possuem um imóvel ou terreno, são obrigados a pagar o IPTU Contagem. Para fazer a emissão da guia ou 2ª via, basta seguir o seguinte passo a passo:


Passo 1. Primeiramente, acesse o link (www.contagem.mg.gov.br) e espere a pagina abrir completamente para ter acesso a todos os recursos disponíveis.


Passo 2. Depois, no campo “Tipo de Emissão” selecione o comando “Por Espécie de Tributo”.


Passo 3. No campo Tipo de Cadastro escolha “Imobiliário – IPTU”.


Passo 4. Por fim, preencha o restante dos campos e clique em Gerar Documento.


Seguindo os passos acima corretamente, você terá acesso as guias de pagamento do seu IPTU 2019 Contagem. Em seguida, é só salvá-las em PDF e imprimir quando quiser.

Consulta IPTU BH 2019

Para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar o IPTU Contagem, é muito importante consultar o valor a ser pago no sistema de lançamentos. Esse processo pode ser feito pela internet de maneira simples e rápida. Veja como abaixo:

  • Acesse o site da Secretaria Adjunta de Receita;
  • Em seguida, clique em Guia de pagamento;
  • Escolha uma das opções de emissão;
  • Depois, preencha os campos indicados;
  • Por fim, clique em buscar guia.

Você será redirecionado para uma nova aba, onde terá acesso a todas as informações sobre o IPTU 2019 Contagem, desde o dia de vencimento até o valor total ou por parcela.

Pagar IPTU 2019 Contagem

Se você ainda não pagou a cota única do IPTU Contagem, ainda dá tempo. O prazo final para essa forma de pagamento é 10 de abril de 2019. Agora, se você optou pelo parcelamento, verifique as datas de pagamento em cada parcela.

Em ambos o caso, é possível quitar o boleto em qualquer casa lotérica, ou, em agências e correspondentes bancários das seguintes instituições financeiras:

  • Bancoob;
  • Santander;
  • Mercantil do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco.

Também é possível pagar no Itaú ou Banco do Brasil, mas, somente via internet banking e nos terminais de autoatendimento.


Agora que você já sabe tudo sobre o Imposto Predial Territorial Urbano, não deixe de regularizar a sua situação. Lembre-se que o não pagamento pode acarretar vários problemas que certamente você não vai querer passar no futuro, não é mesmo?!

Além disso, em caso de dúvidas sobre o IPTU Contagem é só entrar em contato com o “Departamento de Lançamento e Arrecadação” pelo telefone (31) 3363-5621. Você também pode mandar a sua dúvida para o e-mail receita.contagem.mg.gov.br.

Gostou do post? Agora já sabe o que é, para que serve e como pagar o seu IPTU 2019 Contagem? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto. Aproveite também para compartilhar esse post nas redes sociais e esclarecer a dúvida de vários outros contribuintes acerca desse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *