IPTU 2019 CONTAGEM – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Pelo segundo ano consecutivo, o IPTU 2019 Contagem já foi aprovado para os contribuintes do município de Minas Gerais. Nesse ano, a Prefeitura está fazendo um recadastramento imobiliário, seguindo acordo feito com o Ministério Público.

Essa medida tem como objetivo, atualizar os valores de imóveis e terrenos da cidade, para a atualização do Imposto Predial Territorial Urbano. A medida veio após quase três décadas de isenção.

E você, sabe o que é o IPTU 2019? Para que serve este imposto? Como providenciar o seu pagamento e ficar em dia com o seu município? Bom, caso a resposta seja não, então continue lendo este artigo e descubra a resposta para estas e muitas outras questões envolvendo esse assunto.

O que é IPTU 2019 Contagem?

IPTU 2019 CONTAGEM

O IPTU Contagem nada mais é do que um imposto que deve ser pago, anualmente, ao município, por pessoa física ou jurídica que possua propriedade em território urbano.

Este imposto é essencial para o crescimento da cidade. Isso porque, é por meio dele que a gestão pode realizar melhorias, e, garantir que os cofres públicos tenham fundos.

Depois de 27 anos, a Câmara Municipal assinou um acordo com o Ministério Público, para que fosse retomada a cobrança do tributo.

Prefeitura Contagem IPTU

Os valores arrecadados pela prefeitura poderão ser aplicados em investimentos, sendo que uma parte terá que ser aplicada, obrigatoriamente, nas áreas de saúde e educação.

IPTU 2019 CONTAGEM

Se você perdeu o seu carnê de pagamento do IPTU Contagem 2019, veja no tópico a seguir, como fazer para emitir a segunda via deste imposto e providenciar o seu pagamento o quanto antes.

Segunda Via IPTU Contagem

Todos os contribuintes que possuem um imóvel ou terreno, são obrigados a pagar o IPTU Contagem. Para fazer a emissão da guia ou 2ª via, basta seguir o seguinte passo a passo:


Passo 1. Primeiramente, acesse o link (www.contagem.mg.gov.br) e espere a página abrir completamente para ter acesso a todos os recursos disponíveis.


Passo 2. Depois, no campo “Tipo de Emissão”, selecione o comando “Por Espécie de Tributo”.


Passo 3. No campo Tipo de Cadastro escolha “Imobiliário – IPTU”.


Passo 4. Por fim, preencha o restante dos campos e clique em Gerar Documento.


Seguindo os passos acima corretamente, você terá acesso às guias de pagamento do seu IPTU 2019 Contagem. Em seguida, é só salvá-las em PDF e imprimir quando quiser.

Consulta IPTU BH 2019

Para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar o IPTU Contagem, é muito importante consultar o valor a ser pago no sistema de lançamentos. Esse processo pode ser feito pela internet de maneira simples e rápida. Veja como abaixo:

  • Acesse o site da Secretaria Adjunta de Receita;
  • Em seguida, clique em Guia de pagamento;
  • Escolha uma das opções de emissão;
  • Depois, preencha os campos indicados;
  • Por fim, clique em buscar guia.

Você será redirecionado para uma nova aba, onde terá acesso a todas as informações sobre o IPTU 2019 Contagem, desde o dia de vencimento até o valor total ou por parcela.

Alíquotas

A base de cálculo do IPTU é feita a partir do valor de venda. Este valor é calculado com base nos dados do imóvel, como área do terreno, do prédio, sua localização, o tipo de acabamento, idade de construção, etc. Uma vez apurado o valor venal do imóvel, o cálculo do IPTU Contagem a pagar é realizado pela aplicação das alíquotas.

As alíquotas aplicáveis no cálculo do valor do IPTU Contagem são as seguintes:

  • 2,00%: para imóveis não edificados;
  • 0,75%: para imóveis não residenciais edificados;
  • 0,60%: para imóveis edificados com fins exclusivamente residenciais com área do terreno superior a 720m².
  • 2,00%: para imóveis não residenciais edificados cuja área do terreno exceda 10 vezes a área construída.
  • 2,00%: para imóvel edificado, cuja administração esteja a cargo do Centro Industrial de Contagem, vinculados a projetos de sua competência ou situados na área industrial denominada Juventino Dias, sem efetiva utilização.

Alíquota é um percentual definido em lei que se aplica sobre a base de cálculo para encontrar o valor do imposto.

Pagar IPTU 2019 Contagem

Se você ainda não pagou a cota única do IPTU de Contagem, ainda dá tempo. O prazo final para essa forma de pagamento é 10 de abril de 2019. Agora, se você optou pelo parcelamento, verifique as datas de pagamento em cada parcela.

Em ambos o caso, é possível quitar o boleto em qualquer casa lotérica ou em agências e correspondentes bancários das seguintes instituições financeiras:

  • Bancoob;
  • Santander;
  • Mercantil do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco.

Também é possível pagar no Itaú ou Banco do Brasil, mas somente via internet banking e nos terminais de autoatendimento.

IPTU Contagem Dívida Ativa

Como foi informado acima, o Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana – IPTU é, como o nome diz, um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser apartamento, casa, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada. Muitos não sabem, mas quem deixa de pagar o IPTU, além de ter o débito inscrito na dívida ativa, pode perder seu imóvel.

Caso você possua débito inscrito em Dívida Ativa junto ao município de Contagem pode optar por pagamento integral ou parcelado. Basta acessar o site da Receita http://receita.contagem.mg.gov.br e emitir a guia IPTU Contagem para efetuar o pagamento. Além do site, para dúvidas e outras informações, o contribuinte também pode entrar em contato através dos telefones (31) 3363-5662 e (31) 3363-5655.

No município de Contagem, a inscrição na Dívida Ativa ocorrerá a partir do vencimento da 3ª parcela, sem que tenha ocorrido qualquer pagamento, hipótese em que será feito o cancelamento do parcelamento original e vencimento dos respectivos tributos, e também a partir do 1º dia do mês seguinte ao vencimento da 10ª parcela, quando tiver ocorrido o pagamento parcial do tributo.


Agora que você já sabe tudo sobre o Imposto Predial Territorial Urbano, não deixe de regularizar a sua situação. Lembre-se que o não pagamento pode acarretar vários problemas que certamente você não vai querer passar no futuro, não é mesmo?!

Além disso, em caso de dúvidas sobre o IPTU Contagem é só entrar em contato com o “Departamento de Lançamento e Arrecadação” pelo telefone (31) 3363-5621. Você também pode mandar a sua dúvida para o e-mail receita.contagem.mg.gov.br.

Gostou do post? Agora já sabe o que é, para que serve e como pagar o seu IPTU 2019 Contagem? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto. Aproveite também para compartilhar esse post nas redes sociais e esclarecer a dúvida de vários outros contribuintes acerca desse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *