IPTU 2019 CAMAÇARI – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

O IPTU 2019 Camaçari já começou a ser entregue aos moradores dessa região. Até o dia 10 de abril, aqueles que desejarem pagar a cota única, terão 10% de desconto no pagamento.


O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana também poderá ser parcelado em até dez vezes. Esse é um tributo obrigatório para contribuintes que tenham imóvel ou terreno, seja comercial ou residencial.
Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Então continue lendo esse artigo e descubra:

  • O que é IPTU?
  • Para que serve o IPTU Camaçari;
  • Como fazer para obter a segunda via desse imposto;
  • Como fazer a consulta prévia do valor referente ao IPTU Camaçari 2019;
  • Como pagar o IPTU 2019 Camaçari.

Confira!

O que é IPTU 2019 CAMAÇARI?


IPTU 2019 CAMAÇARI

IPTU Camaçari nada mais é do que um imposto, pago anualmente, que foi criado para ajudar o município a arrecadar fundos para serem aplicados em melhorias tanto na sua infraestrutura, como também nos serviços que ele oferece.

Leia Também:

Este imposto é válido nacionalmente e o não pagamento do mesmo pode causar sérios problemas para o contribuinte, que vão desde multas, até a perda do imóvel.

Prefeitura CAMAÇARI IPTU

Como falamos anteriormente, o IPTU é um encargo aplicado em todo o território nacional. Ele tem como objetivo, arrecadar fundos para os cofres públicos das cidades, permitindo, assim, investimentos em diversas áreas.

Ele é cobrado sempre no primeiro trimestre do ano. Dessa forma, os cidadãos que precisam pagar o tributo podem se programar para conseguir manter a sua situação regular.

IPTU 2019 CAMAÇARI

Para cobrar este imposto, os órgãos responsáveis por sua arrecadação, realizam o envio do carnê de pagamento para as residências dos contribuintes. Se você ainda não recebeu o seu carnê, ou se perdeu este documento, não se preocupe, pois tem como fazer a emissão da 2 via do seu IPTU 2019 Camaçari.

Quer saber como? Então fique atento ao nosso próximo tópico e veja como fazer isso de um jeito simples, prático e eficiente.

Segunda Via IPTU Camaçari

Apesar da distribuição dos carnês já ter começado, muitos contribuintes ainda não receberam o IPTU Camaçari. Mas como citamos acima, não é preciso se preocupar, pois você pode imprimir as guias de pagamento pela internet.

Confira abaixo o passo a passo:

IPTU 2019 CAMAÇARI


Passo 1. Primeiramente, acesso o site da Secretaria da Fazenda (sefaz.camacari.ba.gov.br) e espere a pagina carregar completamente para ter acesso a todos os recursos disponíveis.


Passo 2. Depois, clique na opção IPTU, localizada na coluna de Serviços Online, a direita da tela.


Passo 3. Digite o Código do Imóvel.


Passo 4. E para finalizar, clique em Buscar IPTU 2019.


Após seguir os passos acima, você será redirecionado para uma nova janela. Nela, você terá acesso a todas a guias de pagamento. Basta salvar em PDF e imprimir.

Consulta IPTU Camaçari 2019

Se programar financeiramente é essencial para manter o IPTU Camaçari em dia. Por conta disso, sempre verifique o valor a ser pago com antecedência. Agora, se não faz ideia de como fazer isso, então veja como realizar esta consulta pela internet:

IPTU 2019 CAMAÇARI

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Acesse o site da secretaria da fazenda da prefeitura de Camaçari;
  • Depois, preencha o campo solicitado;
  • E por fim, clique no comando Buscar.

Passando por todos os passos acima, uma nova página irá se abrir e você poderá verificar todas as informações sobre o IPTU 2019 Camaçari, como valores, número de parcelas, valor da cota única, dentre outras informações.

Pagar IPTU 2019 Camaçari

IPTU 2019 CAMAÇARI

Agora que você já tem o boleto para pagamento em mãos, basta se encaminhar até um dos locais autorizados. O contribuinte pode quitar o tributo nas casas lotéricas, ou, nas agências bancárias e terminais de autoatendimento da região.

Se preferir, o cidadão também pode pagar via internet banking. Para isso, sua conta precisa estar autorizada pera esse tipo de transação, e é necessário o número do código de barras.

Leia Também:

Para os munícipes que optarem pelo parcelamento, é muito importante ficar atento ao vencimento. A data máxima para pagamento será sempre no dia 10 de cada mês. Então programa-se!!!

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é um tributo obrigatório. O não pagamento dele é considerado crime em todo o território nacional, e pode acarretar uma série de problemas judiciais, incluindo a perda do bem.


IPTU Camaçari Dívida Ativa

Quando o contribuinte atrasa suas obrigações para com o município, inevitavelmente cai na lista de dívida ativa. Essa lista (Dívida Ativa) nada mais é do que um cadastro que todos os governos possuem (todos mesmo, sendo ele municipal, estadual ou federal). Esse mesmo sistema abrange os dados de todas as pessoas que estão com algum tipo de débito com o governo.

Entrar na lista de dívida ativa traz uma série de consequências que pode acarretar ao inadimplente cadastrado a dificuldade em conseguir empréstimos e aumento de restrição a créditos em geral, por exemplo.

Para quem está com o IPTU atrasado e quer regularizar a situação o mais rápido possível, há a opção de efetuar o pagamento de forma bem fácil e flexível, pela internet mesmo. Não há necessidade de esperar a notificação impressa. Acessando o site da Prefeitura Municipal de Camaçari ou Sefaz Camaçari, você consegue quitar seu débito e ainda pode escolher entre as opção de pagar o boleto à vista ou parcelar.

Os munícipes que poderão requerer o benefício do Programa de Refinanciamento Fiscal (REFIS), são: pessoas físicas e jurídicas que tiverem dívidas tributárias inscritas ou não em Dívida Ativa no que se refere aos tributos Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Caso você tenha quitado toda a sua dívida tributária e precisa comprovar a sua regularidade com a prefeitura municipal, é só acessar o próprio site da prefeitura ou o site da Sefaz (Secretaria da Fazenda), clicar em “Menu” e logo após em “Serviços On-line” e pronto, mais abaixo você verá a opção “Certidão Negativa”, é só clicar para emitir a sua certidão! O sistema online é  muito simples, além de facilitar bastante a vida do contribuinte. Essa certidão é um documento que disponibiliza de toda as informações necessárias para a comprovação de inexistência de débitos em determinado período.


Em caso de dúvidas, você pode ir até uma das Centrais de Atendimento Municipal (CAMs). Confira o endereço mais próximo nesse link. Além disso, você também pode entrar em contato através do e-mail ou nos telefones (71) 3621-6913 e 0800 280 6965.

Não deixe de pagar o IPTU Camaçari. Mais do que uma obrigação, ele é um dever do cidadão que deseja ver a cidade crescer e evoluir positivamente com o passar dos anos.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU 2019 Camaçari? Deixe o seu comentário abaixo ou compartilhe esse artigo nas redes sociais!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU 2019 CAMAÇARI – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *