IPTU 2019 CABO FRIO – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Para você que estava preocupado em pagar o Imposto Predial de 2019, saiba que já está disponível para pagamento o IPTU 2019 Cabo Frio. Nesse ano, os valores terão um reajuste de 2,87%. Mas não se assuste, porque este acréscimo segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que utiliza como base a inflação acumulada dos últimos 12 meses.


Outro detalhe importante é que nas regiões próximas ao Centro, os carnês não serão entregues pelos Correios. A entrega só será feita entre a região de Ponte Feliciano Sodré e o distrito de Tamoio. Os demais contribuintes devem realizar a retira pessoalmente na Secretaria de Fazenda, ou imprimir as guias pela internet.

Quer saber mais sobre o IPTU 2019, para que serve este imposto e como providenciar o seu pagamento? Então continue lendo esse artigo e se informe!

O que é IPTU 2019 Cabo Frio?


IPTU 2019 CABO FRIO

O IPTU Cabo Frio é um tributo que tem como objetivo a arrecadação de fundos para os cofres públicos. Esses recursos são aplicados exclusivamente para potencializar não só a infraestrutura, mas também os serviços que são oferecidos pelo município.

Leia Também:

Por lei, parte dos valores arrecadados com o IPTU, precisa ser destinada para as áreas de saúde e educação. O restante, pode ser aplicado em diferentes ações de melhorias, tais como:

  • Pavimentação;
  • Iluminação;
  • Saneamento;
  • Manutenção de parques;
  • Ampliação de atendimentos;
  • Entre outras.

Prefeitura Cabo Frio IPTU

Como você já sabe o IPTU Cabo Frio é um encargo pago por todo o contribuinte que tenha um imóvel ou terreno. Ele é arrecadado pela Prefeitura, que o investe em diversas melhoras dentro da cidade.

IPTU 2019 CABO FRIO

Apesar da importância que esse imposto apresenta para a vida de muita gente, em vários estados do país, é comum encontrar pessoas que não pagam o seu IPTU porque perderam o carnê de pagamento, ou então porque não chegou a recebe-lo em sua residência.

Se este é o seu caso, então não deixe de conferir o tópico a seguir e veja como fazer para emitir a segunda via IPTU 2019 Cabo Frio.

Segunda Via IPTU Cabo Frio

Se você se enquadra no grupo de contribuintes que não receberá o carnê pelos Correios, ou, acabou extraviando o documento, saiba que você pode fazer a emissão da segunda via do IPTU Cabo Frio pela internet. Confira abaixo o passo a passo:

IPTU 2019 CABO FRIO

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda (fazenda.cabofrio.rj.gov.br).
  • Depois, clique na opção “Clique Aqui”.
  • Selecione a alternativa Segunda Via – IPTU.
  • Na sequência, preencha o campo solicitado corretamente.
  • Digite o código de verificação.
  • E por fim, clique em Enviar.

Viu como é simples emitir a segunda via do seu IPTU 2019 Cabo Frio?! Após fazer a emissão, basta salvar as guias em PDF e imprimi-las para providenciar o seu pagamento.

Consulta IPTU Cabo Frio 2019

Para evitar que fique em uma situação irregular junto ao seu município, você precisa se organizar financeiramente para pagar o IPTU Cabo Frio. E para isso, nada melhor do que consultar o valor desse imposto de maneira prévia, não é mesmo?!

IPTU 2019 CABO FRIO

Pensando nisso, elaboramos abaixo um passo a passo para você saber como consultar os valores a serem quitados. Confira:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Primeiro, você deve acessar o site da secretaria da fazenda da cidade;
  • Depois, preencha os campos solicitados;
  • E por fim, clique em Enviar.

Uma nova janela irá se abrir e você terá acesso a todas as informações sobre o IPTU 2019 Cabo Frio. Simples, fácil e prático!

Pagar IPTU 2019 Cabo Frio

IPTU 2019 CABO FRIO

Uma vez que você tenha o carnê ou guias em mãos, basta comparecer até uma casa lotérica e quitar o tributo. Também é possível realizar o pagamento do IPTU Cabo Frio em uma das agências bancárias credenciadas da região.
Se preferir, é possível pagar o documento via Internet Banking. Para isso, basta ter em mãos o número do código de barras.

Para evitar atrasos, a dica é agendar o pagamento para que ele seja debitado automaticamente em sua conta.

Leia Também:

Procure manter o seu IPTU 2019 em dia, pois atrasos ou mesmo o não pagamento podem acarretar sérios problemas para você no futuro. Além disso, pagando esse imposto fora do prazo, você perde uma boa oportunidade de economizar, já que ele garante descontos especiais para quem o paga em dia.

IPTU Cabo Frio Divida Ativa

Você que reside no município Cabo Frio e precisa regularizar as dívidas com a cidade? Saiba que o momento chegou! A Secretaria de Fazenda de Cabo Frio está buscando maneiras para trazer dentro das normalidades, soluções para a situação dos devedores da Dívida Ativa do município.

Para quem não sabe, Dívida Ativa é um cadastro que reúne todas as informações das pessoas que possui débitos com o governo Federal, Municipal ou Estadual.

IPTU 2019 CABO FRIO

Com base nas informações do governo, a situação das dívidas ativas é relacionada ao IPTU, ISS entre outras taxas não pagas no decorrer do ano, quais estão gerando vários problemas para a prefeitura municipal de Cabo Frio. A Secretária Municipal de Fazenda mencionou, que atualmente o valor das dívidas assustam. Chegando a mais de R$ 91.265.10.

Como qualquer outra lei, há consequências do não pagamento. Caso seja pessoa Física ou Jurídica as causas são as mesmas como:

  • Juros abusivos;
  • Nome no SPC e Serasa;
  • Multas e encargos;
  • Restrições de créditos;
  • Execução fiscal.

A pessoa deverá pagar a dívida assim que tomar conhecimento da sua existência. Visite o site do órgão da sua cidade ou entre em contato para saber como efetuar o pagamento ou emitir a segunda via na internet.

Caso esteja com problemas com seu município e deseja quitar as dívidas, procure a Secretária de Fazenda para lhe orientar aos contribuintes inscritos na dívida Ativa que compareçam à Prefeitura para negociar os débitos ativos, evitando comparecer em cartórios.

Se por ventura haja discordância no pagamento, é de extrema importância que o responsável compareça na Secretaria da Fazenda com documentos que deverão ser analisados.


Agora que já sabe tudo sobre o IPTU Cabo Frio, mantenha sempre em dia o seu Imposto Predial e Territorial Urbano. Por ser um tributo obrigatório, o não pagamento dele é considerado crime de sonegação em todo o território nacional, podendo resultar em processos judiciais e até a perda do imóvel ou terreno.

Em caso de dúvidas sobre o IPTU Cabo Frio, basta comparecer na Secretaria Municipal de Fazenda, ou no Centro Administrativo de Tamoios. O horário de funcionamento em ambos os locais é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Também é possível entrar em contato através do telefone (22) 2645-3000.

Gostou do post sobre IPTU 2019 Cabo Frio? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário abaixo, ou então compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a esclarecer suas dúvidas sobre esse tema!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPTU 2019 CABO FRIO – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *