IPTU 2019 ARACAJU – CONSULTA, SEGUNDA VIA, PREFEITURA

Os contribuintes que ainda não quitaram o IPTU 2019 Aracaju precisam correr para não ficarem com a situação irregular. Nesse ano, o tributo pode ser pago em conta única ou em até 10 parcelas, tudo isto para facilitar ainda mais a vida dos cidadãos aracajuanos.

Nesse ano, a Prefeitura enviou não apenas os carnês impressos, mas, também, disponibilizou a emissão do documento via internet. Esta é outra medida que visa oferecer mais praticidade ao contribuinte.

Este é um dos impostos mais importantes na vida do cidadão brasileiro. Quer saber mais sobre o IPTU 2019? Então continue lendo esse artigo e descubra:

  • O que é IPTU Aracaju 2019;
  • Para que serve o IPTU Aracaju;
  • Como emitir a Segunda Via desse imposto;
  • Como consultar o Valor do IPTU Aracaju;

Confira!

O que é IPTU 2019 Aracaju?

IPTU 2019 ARACAJU

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um encargo que é pago anualmente por quase todos os cidadãos brasileiros. E, como falamos anteriormente, é destinado a pessoas e empresas que possuem imóvel em área urbana.

Apesar de ser considerado uma obrigação anual, é grande o número de contribuintes que ainda têm dúvidas sobre a necessidade de pagar o IPTU, ou outros detalhes, como emitir segunda via, como realizar o pagamento do IPTU Aracaju, dentre outros.

Leia Também:

Para te ajudar, reunimos todas as informações necessárias sobre ele nesse post. Continue sua leitura e descubra para que serve esse imposto.

Prefeitura Aracaju IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo aplicado em todo o Brasil. Ele precisa ser pago por qualquer cidadão que tenha um imóvel ou terreno, residencial ou comercial.

IPTU 2019 ARACAJU

Em alguns casos, é possível pedir isenção do encargo. Os munícipes que se enquadrem nas normas de isenção, devem fazer um requerimento na Secretaria Municipal da Fazenda.

O IPTU Aracaju tem como principal objetivo arrecadar fundos para a os cofres públicos da cidade, que serão aplicados dentro dela mesma. Por meio dos valores arrecadados, a gestão municipal pode realizar uma série de ações, como construção de escolas, manutenção de serviços, pavimentação entre outras.

Segunda Via IPTU Aracaju

Nesse ano, os municípios contam com mais uma facilidade. Agora, é possível emitir a segunda via do IPTU 2019 Aracaju através da internet.

IPTU 2019 ARACAJU

Esse serviço é uma grande vantagem para o cidadão. Isso porque, ele não precisa se preocupar caso o documento não chegue. Para realizar a emissão, basta seguir o passo a passo abaixo:


Passo 1. Acesse o site da Secretaria Municipal da Fazenda (financas.aracaju.se.gov.br).


Passo 2.  Clique na opção IPTU.


Passo 3. Secione a opção Consulta de Débitos / 2ª via.


Passo 4. Digite o Número da Inscrição Imobiliária, localizado na parte esquerda do carnê antigo do IPTU Aracaju.


Passo 5. Insira a data para vencimento.


Passo 6. Clique em pesquisar e espere a paginar carregar totalmente para ter acesso a todos os recursos.


Pronto, você terá acesso a uma nova janela, onde poderá realizar a impressão das parcelas do IPTU Aracaju

Consulta IPTU ARACAJU 2019

Se você não quer ter surpresas com o IPTU Aracaju, a dica é consultar o valor do tributo. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo.

IPTU 2019 ARACAJU

  • Acesse esse link;
  • Digite o Número da Inscrição Imobiliária;
  • Clique em pesquisar.

Prontinho, você será redirecionado para uma nova janela. Nela, é possível conferir os valores das parcelas.

Alíquotas

Cada estado e cidade brasileira adota alguns fatores para realizar o cálculo das alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano, são eles a base de cálculo e o fato gerador. Com isto, é natural que os valores cobrados variem de estado para estado, cabendo ao cidadão ficar atento quanto à cobrança do seu IPTU Aracaju.

Confira a tabela:

IPTU 2019 ARACAJU

E graças à Tecnologia, hoje os contribuintes aracajuanos podem conferir todos os fatores de cálculo de seu imposto no próprio site da prefeitura. Além disso, também será possível consultar na plataforma, informações relacionadas à isenção

Pagar IPTU 2019 Aracaju

IPTU 2019 ARACAJU

Você pode quitar o IPTU 2019 Aracaju em qualquer casa lotérica. Mas é muito importante ficar atento ao limite de recebimento.

Além disso, também é possível efetuar o pagamento em qualquer agência dos bancos credenciados. São eles:

  • Banco do Brasil;
  • Banco do Estado de Sergipe (BANESE);
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú.

Se você preferir, também é possível pagar o IPTU Aracaju através do internet banking. Mas atenção, fique atento as datas de vencimento das parcelas para não acabar atrasando o imposto.

Pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano é um dever de todo o contribuinte que possui imóvel ou terreno. É por meio desse tributo que o cidadão pode garantir a qualidade de vida da região, bem como o crescimento constante da cidade.

Leia Também:

Além disso, lembre-se que o não pagamento desse encargo irá deixar a sua situação irregular perante a gestão.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o IPTU 2019 Aracaju, basta ir até o Departamento de Atendimento ao Contribuinte (SEMFAZ). Ele fica localizado na Praça General Valadão, número 341, no centro da cidade.

O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 16h. Se você preferir, também é possível entrar em contato com o órgão pelos telefones (79) 3179-1138 ou (79) 3179-1173.

IPTU Aracaju Dívida Ativa

Atrasos no pagamento de qualquer imposto gera uma dor de cabeça muito grande ao cidadão, logo, com o IPTU Aracaju não poderia ser diferente. E os contribuintes que não quitarem a dívida dentro da data estabelecida pela Prefeitura, poderão ter o nome inscrito na Dívida Ativa. Entenda como se livrar deste problema.

Primeiramente vamos explicar do que se trata ao certo a Dívida Ativa. Esta nada mais é, o conjunto de créditos líquidos e certos que não foram pagos pelos contribuintes (pessoa física ou jurídica) aos cofres do governo, podendo ser uma jurisdição federal, estadual ou municipal. E como estamos falando da cidade de Aracaju, os débitos devidos são registrados pela procuradoria da fazenda nacional de Sergipe.

Os cidadãos que se encontram com o nome inscrito na dívida ativa automaticamente geram uma certidão positiva de débito, constatando que o mesmo encontra-se inadimplente e sujeito à aplicação das penalidades previstas por lei. Mas não precisa se desesperar! Abaixo explicaremos como sair desta situação e limpar o seu nome.

Após ser notificado sobre a sua dívida, o contribuinte poderá buscar o cartório mais próximo para quitá-la. E para os que gostam mais dos serviços online, é possível acessar o site para se informar a respeito de como fazer todo o procedimento através da internet. Copie e cole, na sua barra de pesquisa, do navegador o seguinte endereço:

  • https://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leituraServicos&materia=divida_ativa

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU Aracaju? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto.

Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais e ajude outros contribuintes que, assim como você, também apresentam dúvidas sobre o IPTU 2019 Aracaju.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *